icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Ibama apreende 70kg de cauda de lagosta pescada ilegalmente

Produto pescado em Baía da Traição tinha tamanho inferior ao permitido e seria comercializado em Recife. Fornecedor e comprador foram multados em R$ 21 mil.

Publicado em 25/10/2009 às 11:05

Karoline Zilah

Uma operação realizada pelo Ibama em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Florestal, no sábado (24), resultou na apreensão de 70kg de cauda de lagostas pescadas e comercializadas ilegalmente em tamanho inferior ao permitido pela lei. Jaime Pereira, coordenador de operações da Superintendência do Ibama na Paraíba, o fornecedor do produto e o comprador foram autuados por crime ambiental e multados em R$ 21 mil cada um.

As investigações que compreendem o comércio da lagosta abaixo do tamanho permitido e o uso de equipamentos ilegais, como marambaia e compressores de ar, já acontecem há cerca de 6 meses. Segundo Jaime, os dois acusados são de Pitimbu, mas se encontraram em Baía da Traição, no Litoral Norte paraibano, onde aconteceu a transação comercial. O comprador iria transportar a pesca para Pernambuco, com o objetivo de comercializar a carga em Recife.

O carro foi monitorado desde as 18h do sábado (24) até as 23h. Os órgãos ambientais colocaram o plano em ação para prender em flagrante os envolvidos no crime. De acordo com o coordenador de operações, o serviço de inteligência da PRF fez o monitoramento do veículo que transportava a carga, um modelo Chevrolet Montana. Foram montadas barreiras em no posto da Operação Manzuá em Mata Redonda (BR-101) e na PB-008 na para interceptar o carro.

O veículo foi fiscalizado pela PRF nem Mata Redonda, na saída para Recife, e o condutor, que havia comprado a lagosta, foi autuado em flagrante com o produto. De acordo com o Ibama, além de pagar multa, ele e o pescador deverão responder em liberdade a inquérito criminal segundo o artigo 35 da Lei Federal 9.605/98, que proíbe a comercialização ou captura da lagosta em tamanho inferior ao permitido.

O Ibama comunicou que, no período do defeso, o tamanho mínimo para a captura do pescado deve ser de 13cm para a espécie lagosta vermelha e de 11cm para a espécie cabo verde.

O produto foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, do Ibama, onde está acondicionado em freezer para ser doado para ao Banco de Alimentos do programa federal Fome Zero na próxima terça-feira (27).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp