COTIDIANO
Internos fazem motim após operação
Internos tentaram iniciar tumulto com membros de facção rival após operação 'pente fino' e deixaram salas destruídas.
Publicado em 24/01/2012 às 6:30
Após a realização da operação pente fino, na manhã de ontem, os internos do Centro Educacional do Jovem (CEJ) realizaram um motim na instituição.
De acordo com o major Ferreira, comandante do Choque, os adolescentes chegaram a subir nos muros e telhados da instituição, inclusive causando danos.
“Seria um protesto contra uma revista que aconteceu no último sábado e retirou das celas aparelhos de televisão e videogames, que seriam utilizados pelos internos e também em retaliação ao ‘pente fino’ que realizamos. Eles teriam ficado inconformados com a ação e promoveram um motim,” explicou o major Ferreira.
As equipes do Choque e Gate negociaram com os adolescentes e eles decidiram acabar com o motim. Os policiais entraram no CEJ, fizeram a contenção e conduziram cinco internos para a 9ª Delegacia Distrital. Eles são acusados de quebrar completamente uma sala e foram autuados por danos ao patrimônio público.
O tenente Rafael Araújo, do Gate, explicou que antes de sair do CEJ, os monitores alertaram às equipes da polícia que poderia haver um tumulto no local. “Os detentos tomaram o controle de uma das celas, subiram por uma grade e foram até o telhado, de onde passaram a jogar telhas e colchões na cela de uma facção rival. O objetivo deles era atear fogo no local, mas tudo foi controlado com a chegada da polícia,” disse o tenente Araújo.
Comentários