COTIDIANO
Irã faz contraproposta sobre questão nuclear
Programa nuclear iraniano está sendo discutido com mais seis potências mudiais; Irã continua reafirmando que seus fins são pacíficos.
Publicado em 24/05/2012 às 6:30
O Irã fez ontem uma contraproposta às grandes potências durante as negociações sobre o programa nuclear de Teerã, indicou um membro da delegação iraniana. A fonte, que falou em condição de anonimato, acrescentou que as negociações prosseguem nesta quarta-feira e na quinta-feira na capital iraquiana.
"O Irã realizou uma contraproposta em cinco pontos durante a primeira rodada de negociações com o Grupo 5+1 – Estados Unidos, França, Reino Unido, China, Rússia e Alemanha. Nossas propostas se baseiam no Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), nos princípios do 'passo a passo' e da reciprocidade aceitos em Istambul", declarou.
"Esperamos que a outra parte nos conteste durante a segunda rodada de negociações na noite desta quarta-feira", acrescentou.
"As negociações continuarão na quinta-feira", disse a fonte.
NEGOCIAÇÕES
O Irã e seis potências mundiais começaram ontem em Bagdá uma nova negociação sobre o programa nuclear iraniano. As potências ocidentais afirmam que o Irã procura fabricar a bomba atômica, enquanto o Irã afirma que seus objetivos são unicamente civis.
Os representantes do Irã e do Grupo 5+1 se reuniram em uma residência oficial da Zona Verde, um bairro hiperprotegido no centro da capital iraquiana. Uma reunião em Istambul em meados de abril, a primeira em 15 meses, havia aberto o caminho para a reunião desta quarta-feira em Bagdá.
Comentários