COTIDIANO
ITA abre inscrições para vestibular com cota para negros e novas regras
Publicado em 02/08/2018 às 9:26
Pela primeira vez com cota para negros e com novo formato de provas, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), sediado em São José dos Campos no interior de São Paulo, abriu as inscrições, nesta quarta-feira (1º), o Vestibular 2019. Das 110 vagas disponíveis, 22 serão destinadas para candidatos negros.
O ITA forma engenheiros destinados para o quadro de oficiais da Aeronáutica, da ativa ou da reserva. As especialidades oferecidas são nas áreas de Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica.
As inscrições estão abertas até 15 de setembro e devem ser realizadas exclusivamente pelo site do ITA. O custo é de R$ 140. Ela é aberta exclusivamente para brasileiros natos, solteiros e nascidos a partir de 1994. As provas serão realizadas em 23 de novembro (primeira fase) e 10 e 11 de dezembro (segunda fase).
As provas serão realizadas nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo, Teresina e Vitória.
Cotas para negros
A reserva de vagas ocorre pela primeira vez na história da instituição, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as vagas para concursos para as Forças Armadas se enquadrarem na Lei 12.990/14, que reserva 20% das vagas para candidatos negros em cargos públicos federais.
Os candidatos cotistas deverão se autodeclarar negros no momento da inscrição. Após a seleção, eles precisarão passar pela análise de uma comissão de "heteroidentificação", que irá confirmar a autodeclaração. Caso a comissão não considere o candidato negro, ele será excluído do concurso (mesmo se tiver nota suficiente para ser aprovado em uma vaga de ampla concorrência).
Novo formato de prova
Outra novidade é que, a partir deste ano, as provas vão ser divididas em duas etapas. Na primeira fase, o exame vai aplicar 60 questões de múltipla escolha, divididas entre português, inglês, matemática, física e química. Na segunda fase serão aplicadas trinta questões dissertativas entre matemática, física, química e redação.
As etapas vão ser eliminatórias e a lista de classificação para a segunda fase será divulgada 17 dias após as provas de múltipla escolha. Apesar disso, ao fim das duas etapas o desempenho na primeira fase contará pontos para a classificação final – o peso, segundo o edital, é de 20% da nota total. Após as etapas, o aluno aprovado, ainda será submetido ao exame médico.
Comentários