COTIDIANO
Já mudou
Pesquisa mostra que pandemia já alterou de forma permanente o comportamento do consumidor.
Publicado em 26/09/2020 às 10:00
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Há algum tempo vem se comentando sobre as tendências de mudanças no comportamento do consumidor como consequência da pandemia da Covid- 19. Mas, de acordo com a pesquisa "Consumidores e a nova realidade", realizada pela consultoria KPMG, esse comportamento já mudou.
O estudo, que ouviu mais de 12 mil pessoas, de 12 países, incluindo o Brasil, no 1º semestre deste ano, apontou que o consumidor já é mais consciente, seletivo, tecnológico e disposto a economizar.
A primeira parte da pesquisa mostra que as prioridades são a relação custo-benefício (82%), a facilidade (73%), a segurança (71%) e a confiança na marca (68%)
Outro destaque é o que o estudo chama de "sabedoria digital", que aumentou graças à massiva incorporação dos canais digitais, tanto no grande varejo como nas pequenas e médias empresas.
Agora, os varejistas precisam demonstrar que tratam estes fatores de destaque como sendo prioridade, visando o bem-estar e a segurança dos clientes para manter a confiança do consumidor em alta. O resgate dos programas de fidelidade, programas de cashback, comodidade de entrega e programas de assinatura são alternativas além das fórmulas tradicionais, de descontos ou promoções.
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