COTIDIANO
João Pessoa tem mais enterros de mortos por Covid-19 no início de março do que em todo mês de fevereiro
Nos primeiros 12 dias março, foram realizados 91 sepultamentos em cemitérios públicos
Publicado em 12/03/2021 às 18:40 | Atualizado em 13/03/2021 às 7:44
O número de sepultamentos de pessoas que morreram de Covid-19, em João Pessoa, até os 12 primeiros dias de março é maior do que o registrado durante todo o mês de fevereiro. Os dados são de um levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), nesta sexta-feira (12).
Novo decreto em João Pessoa mantém toque de recolher e ‘fecha’ shoppings, academias, bares e restaurantes no fim de semana
Até 17h desta sexta, a pasta registrou 91 enterros de mortos pela doença neste mês. Em fevereiro foram 88. O número também é maior do que em janeiro, quando 80 vítimas do novo coronavírus foram enterradas (veja abaixo).
Sepultamento de mortos por Covid-19 em janeiro
- 80 sepultamentos – 31 dias
Sepultamento de mortos por Covid-19 em fevereiro
- 88 sepultamentos – 28 dias
Sepultamento de mortos por Covid-19 até 12 de março
- 91 sepultamentos – 12 dias (até 12 de março)
A Sedurb informou que está intensificando as exumações em túmulos rotativos. E, se houver saturação nos cemitérios públicos, existe uma parceria com o setor privado, para atender a demanda da cidade.
Para conter as novas contaminações, a prefeitura de João Pessoa adotou medidas mais restritivas de prevenção e combate à doença.
Com o novo decreto, o toque de recolher entre 22h e 5h fica mantido e novos serviços passam a ter horário de fechamento diferenciado.
Os estabelecimentos do setor de serviços e o comércio podem funcionar das 9h às 17h, com exceção dos ambulantes, que poderão trabalhar das 9h às 16h, dentro das normas de distanciamento social e os protocolos específicos do setor. Já a construção civil, pode funcionar das 6h30 às 16h30 seguindo as regras já descritas.
Nos finais de semana, há restrição de funcionamento de alguns locais. Restaurantes, bares e lanchonetes só poderão funcionar no sistema delivery ou takeaway, e isso só até 21h30. Já as feiras livres podem funcionar das 5h às 16h.
O decreto define também que, até o dia 26 de março, as atividades presenciais nos órgãos municipais passam a acontecer das 8h às 14h, com atendimento exclusivamente por agendamento prévio e sem aglomeração de pessoas nas suas dependências e observando todas as normas de distanciamento social. As restrições não se aplicam às secretarias consideradas essenciais.
Comentários