COTIDIANO
João Pessoa vacina trabalhadores da educação e pessoas com comorbidades acima de 18 anos
Segunda dose da CoronaVac também será aplicada, em dois locais de vacinação, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
Publicado em 20/05/2021 às 17:42 | Atualizado em 20/05/2021 às 18:40
A campanha de vacinação contra a Covid-19 em João Pessoa segue nesta sexta-feira (21) para pessoas com mais de 18 anos que tenham comorbidades, ou que sejam trabalhadores da educação. A campanha também acontece para aplicação da segunda dose em pessoas que receberam a primeira dose da CoronaVac há pelo menos 28 dias.
O grupo de pessoas acima de 18 anos com comorbidades deve receber a primeira dose da vacina da AstraZeneca, assim como os trabalhadores de educação do ensino infantil, fundamental e médio, de instituições de ensino de João Pessoa, que morem na cidade.
Além destes grupos, pessoas que fazem parte de grupos que já possuam direito à vacina há mais tempo, como idosos e pessoas com comorbidades, e que ainda não receberam o imunizante, também vão poder se vacinar, das 8h às 12h, em cinco ginásios.
Para a aplicação da segunda dose da CoronaVac em pessoas que receberam a primeira dose há pelo menos 28 dias, a vacinação acontece das 8h às 12h no Lyceu Paraibano e no Unipê (Água Fria), na modalidade drive-thru.
Já para aplicação da primeira dose da AstraZeneca, a vacinação acontece das 8h às 12h, em cinco pontos fixos de vacinação instalados em ginásios.
Comorbidades
Podem receber a vacina contra a Covid-19 em João Pessoa que possuem diabetes melitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo (LOA) e/ou comorbidade, doenças cardiovasculares, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade (grau 3 – IMC >40) e síndrome de Down.
Documentos exigidos
Trabalhadores da educação devem apresentar comprovante de residência, contracheque e declaração da instituição de ensino de João Pessoa que comprove estar em atividade, além de documento oficial com foto. As cópias dos comprovantes de trabalho ficam retidas no posto de vacinação.
Já as pessoas com comorbidades devem apresentar cópia do laudo ou declaração médica que comprove a condição. As cópias dos documentos também vão ficar retidas.
Pessoas que vão receber a segunda dose da CoronaVac devem apresentar o cartão de vacinação indicando 28 dias do recebimento da primeira dose.
Agendamento
A Secretaria Municipal de Saúde alerta para a realização do agendamento, através do aplicativo Vacina João Pessoa ou no site vacina.joaopessoa.pb.gov.br. Com o agendamento, possível garantir a vacinação no local indicado.
Pessoas que não conseguirem realizar o agendamento podem ir aos postos de vacinação, mas deverão esperar em uma fila específica, sem garantia de vacina.
Transporte gratuito
As pessoas que necessitarem de deslocamento de um bairro a outro para tomar a vacina podem utilizar os serviços gratuitos dos aplicativos 99 e Uber, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e com o Governo do Estado respectivamente.
Para garantir o acesso ao serviço da 99, o cidadão que usar a plataforma deverá acessar o aplicativo na categoria 99 Pop e inserir o código promocional “Promocodes”, destinado exclusivamente ao transporte até os pontos de vacinação em João Pessoa. O código que deverá ser inserido no aplicativo Uber é o “vacinapb” e cada usuário só pode inseri-lo uma vez, garantindo a gratuidade para as duas viagens que devem chegar até R$ 25 cada.
Confira os locais de vacinação desta sexta (21):
Segunda Dose - CoronaVac (Drive-thru)
- Lyceu Paraibano - Centro
- Unipê - Água Fria
Primeira Dose - AstraZeneca (Ginásios)
– ECIT Papa Paulo VI (Cruz das Armas)
– Escola Municipal Francisco da Nóbrega (Cristo)
– ECIT Compositor Luiz Ramalho (Mangabeira)
– FIEP - próximo ao Pavilhão do Chá (Trincheiras)
– Escola Municipal Seráfico da Nóbrega (Tambaú)
Comentários