COTIDIANO
Jovem toma choque em poste enquanto decorava rua para Copa
Douglas Rosa Fonseca, de 21 anos, está há 10 dias internado. Segundo a família, ele passou por cirurgia e está consciente.
Publicado em 15/06/2010 às 13:26
Do G1
A animação de deixar tudo verde e amarelo para festejar o Brasil na Copa causou um acidente em Queimados, na Baixada Fluminense. Douglas Rosa Fonseca, de 21 anos, tomou um choque quando tentava amarrar bandeirinhas num poste.
“Foi um susto grave. Ele chegou a ficar inconsciente, a roupa chegou a ficar grudada, queimada, no corpo dele, mas já está consciente e passa bem”, diz a mãe Aparecida Rosa, lembrando que o filho chegou a passar por cirurgia, mas ainda não tem previsão de alta. Douglas está internado desde o dia 5 no Hospital da Posse, em Nova Iguaçu, também na Baixada.
Segundo ela, assustados, os vizinhos nem continuaram a decoração na rua. “É muito importante as pessoas saberem que é preciso tomar cuidado”, alerta ela. Procurada pelo G1, a Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu está apurando detalhes do estado de saúde e dos procedimentos por que Douglas passou.
No entanto, segundo a Light, companhia responsável pelo fornecimento de energia elétrica, é preciso seguir as normas para evitar acidentes. Veja as dicas:
Bandeirinha - Devem ser confeccionadas, preferencialmente, em plástico, e presas sempre com barbante comum, mas sempre longe da rede elétrica. Não deve-se usar fitas metalizadas, papel alumínio ou papel laminado, arame ou fios de cobre, pois esses materiais são condutores de eletricidade. As bandeirinhas nunca podem ser penduradas em fios da rede elétrica.
Bandeiras - Evite colocar bandeiras penduradas entre os prédios ou atravessando ruas. Em caso de chuva ou sereno, o tecido e as cordas de sustentação tendem a encostar na rede elétrica e podem provocar curto-circuito e deixar casas, ruas e até um bairro inteiro sem luz.
Ligações festivas - Não faça ligações irregulares para aumentar a iluminação das ruas. A rede elétrica poderá ficar sobrecarregada e, por segurança, desligar quando menos se espera. Para fazer iluminação festiva, solicite a autorização da Light em uma das suas agências. A empresa vai verificar as condições da rede e dar a autorização e as orientações para que as instalações sejam feitas com segurança.
Comentários