icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

JP entre as 50 cidades violentas do mundo

Capital paraibana está entre as 50 cidades mais violentas do mundo.

Publicado em 14/01/2012 às 8:00

A capital paraibana, João Pessoa, apareceu na lista das 50 cidades mais violentas do mundo, de acordo com estudo feito pela organização não governamental (ONG) mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal divulgado ontem. Pelo menos 14 cidades brasileiras estão entre as mais violentas do mundo.

A lista da ONG foi feita com base na quantidade de homicídios em relação ao número de habitantes. João Pessoa aparece em 29º lugar com uma taxa de 48.64 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes. Entre as cidades brasileiras que aparecem no ranking, a capital paraibana é a sétima, atrás de Maceió, Belém, Vitória, Salvador, Manaus e São Luís.

O comandante-geral da Polícia Militar na Paraíba, coronel Euller Chaves, afirmou desconhecer a metodologia utilizada na pesquisa. Ele disse que são vários os fatores que influenciam na taxa de violência de uma cidade, não apenas os homicídios.

Euller Chaves explicou que a maioria dos assassinatos que acontecem no Estado estão diretamente ligados ao tráfico de drogas. “Se a pesquisa fosse feita com moradores e turistas que visitam João Pessoa o resultado seria diferente. Aqui a sensação não é de violência e todo o efetivo policial está empenhado em reduzir a violência e já conseguimos resultados positivos como redução no número de crimes violentos letais,” disse.

O topo da lista das 50 cidades mais violentas do mundo é ocupado pela cidade de San Pedro Sula, em Honduras, com uma taxa de 158.87 homicídios para um grupo de 100 mil habitantes. Em segundo lugar está Juárez, no México, com uma taxa de 147.77. Informações são da Agência Brasil.

No Brasil, Maceió aparece como a mais violenta ocupando o terceiro lugar no ranking – com uma taxa de 135.26 homicídios para cada 100 mil habitantes. Também estão Belém (PA) – em 10º lugar no ranking, com 78.08 homicídios para cada 100 mil habitantes; Vitória (ES), em 17º lugar, com taxa de 67.82; Salvador (BA), em 22º na lista, com 56.98 e Manaus (AM), em 26º, com 51.21.

Também são definidas como violentas as cidades de São Luís (MA), em 27º lugar no estudo, com taxa de 50.85 mortes violentas para cada 100 mil habitantes; Cuiabá (MT), em 31º na lista, com taxa de 48.32; Recife (PE), em 32º lugar, com taxa de 48.23; Macapá (AP), em 36º, com 45.08; Fortaleza (CE), em 37º, com 42.90; Curitiba (PR), em 39º na lista, com 38.09; Goiânia (GO), 40º, com 37.17 e Belo Horizonte (MG), em 45º no ranking das cidades mais violentas, com taxa de 34.40 homicídios.

Das 50 cidades apontadas como as mais violentas do mundo, além das 14 brasileiras, 12 estão no México e cinco na Colômbia.
O estudo também informa que das 50 cidades, 40 estão na América Latina. Além disso, a organização alerta para o fato de que no México, as autoridades estão falsificando dados e escondendo o verdadeiro número de homicídios.

Como exemplo, o estudo cita o caso da cidade mexicana de Juárez, que, segundo as autoridades, registrou 1.974 homicídios em 2011. Porém, o relatório da organização indica que o governo oculta pelo menos 150 homicídios.

MAPA DA VIOLÊNCIA
De acordo com o Mapa da Violência 2012, João Pessoa é apontada como a segunda capital mais violenta do Brasil, com um crescimento de 157,1% no número de homicídios entre 2000 e 2010. O estudo foi divulgado em dezembro e foi elaborado com base em informações do Ministério da Justiça e do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.

Em novembro, um levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública também apontou que a Paraíba ocupa o segundo lugar no ranking de violência do país.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp