icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Justiça manda prefeitura de Campina Grande seguir regulação de leitos de covid-19 coordenada pelo Estado

Decisão atendeu a uma Ação Civil Pública proposta pelo Estado

Publicado em 24/03/2021 às 6:51 | Atualizado em 30/08/2021 às 20:11

Uma decisão do juiz Ruy Jander Teixeira da Rocha, da 3ª Vara da Fazenda Pública, determinou que o município de Campina Grande passe a seguir o sistema de regulação de leitos coordenado pelo Estado. A liminar atendeu a uma Ação Civil Pública movida pelo Governo estadual.

No pedido o Estado alega que um "Comitê Intergestores Bipartide – CIB, composto por gestores municipais, indicados pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), através da Resolução CIB-PB nº 70, de 21 de maio de 2020, atraiu para o Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Saúde, a regulação de todos os leitos destinados a pacientes COVID-19 no território do Estado, incluindo aqueles que foram criados e são geridos pelos Municípios, de modo a ofertá-los a pacientes de outras localidades, caso essa providência se mostre necessária em caso de agravamento do quadro da pandemia".

O município de Campina Grande, conforme o Governo do Estado, não estaria cumprindo a resolução e continuaria fazendo uma regulação de leitos própria. Ao decidir sobre o caso o juiz considerou que "não há que se falar em isolamento de um Município como uma ilha no atendimento a saúde diante de uma pandemia, pois compete a cada um dos entes federados, em razão da autonomia federativa, encargo solidário com os demais entes".

Confira a decisão na íntegra

Impasse já estava no MPF

O impasse entre Estado e município já estava no Ministério Público Federal. Uma Notícia de Fato havia sido instaurada a partir da denúncia de uma médica, alertando para o problema.

Uma reunião virtual entre coordenadores de regulação da Paraíba e do município havia sido marcado para hoje, para discutir a questão.

No último despacho do procedimento, o procurador da República José Guilherme Ferraz assinala que não houve confirmação, "até o momento, de recusa efetiva" de pacientes de outras cidades por parte do município.

Em nota a Secretaria de Saúde do município informou que os leitos para o tratamento de covid-19 estão sendo disponibilizados para pacientes de outras cidades rotineiramente.

Um levantamento apresentado pela Saúde municipal, entre 16 de fevereiro e 16 de março, mostra que dos 219 pacientes de outras cidades atendidos em Campina, 23,75% são das regiões de João Pessoa e Sertão.

Atualmente, dos 130 leitos ocupados no Hospital Pedro I, 45 são de pacientes de Campina Grande e 85 com pacientes de outras cidades.

Imagem

João Paulo

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp