COTIDIANO
Khadafi é capturado e morto
Ele foi morto enquanto tentava escapar em um comboio de Sirte, sua cidade natal.
Publicado em 21/10/2011 às 6:30
Após mais de quatro décadas no poder, o ex-ditador da Líbia, Muammar Khadafi, foi capturado e morto ontem, enquanto tentava escapar em um comboio de Sirte, sua cidade natal. Um combatente do CNT declarou que ao ser capturado Khadafi gritou: "Não atirem, não atirem".
O premiê líbio, Mahmoud Jibril, confirmou que o ex-ditador da Líbia foi morto durante uma troca de tiros entre rebeldes e seus apoiadores. "Nós confirmamos que todos os vilões, e também Khadafi, deixaram nosso amado país. Acredito que seja o momento de começar uma nova Líbia, com uma Líbia unida, um só povo e um só futuro", afirmou ele em uma coletiva de imprensa em Trípoli.
"Esperávamos por este momento há muito tempo. Khadafi está morto", acrescentou. O premiê disse ainda que o anúncio oficial de libertação do país deve ocorrer até esta sexta-feira. Ele também pediu que a vizinha Argélia entregue os membros da família de Khadafi que fugiram para lá em agosto. Dois dos filhos do ex- ditador, sua filha e sua mulher estariam na Argélia.
Para as forças do Conselho Nacional de Transição (CNT), órgão político dos rebeldes, "Khadafi foi morto pelas mãos da revolução. É um momento histórico. É o fim da tirania e da ditadura", disse o porta-voz do CNT, Abdel Hafez Ghoga.
O ministro da Justiça do CNT, Mohammed Al Alagi, também confirmou ontem que Seif Al Islam, filho de Khadafi, foi capturado ferido e está hospitalizado. Segundo Alagi, Islam foi atingido com um tiro na pernas. Islam era considerado o sucessor em potencial de Khadafi.
Pelos dados do CNT, dos oito filhos de Khadafi, dois foram mortos (Khamis e Saif), enquanto Mutassim foi capturado – mas não há informações se está vivo - Saadi, Mohamed, Aisha e Hanibal conseguiram escapar para o Níger e a Argélia, além de Islam.
Comentários