COTIDIANO
Lá Vem o Enem 2021: professora dá dicas para fazer uma boa redação
Professora Josy Kelly falou sobre como fazer um bom texto e atingir pontuação alta.
Publicado em 23/08/2021 às 14:28 | Atualizado em 23/08/2021 às 14:56
O 'Lá Vem o Enem 2021', no Bom Dia Paraíba desta segunda-feira (23), conversou com a professora de redação Josy Kelly sobre como fazer um bom texto e atingir uma pontuação alta. A professora apontou cinco tópicos que impactam na pontuação. São eles: aspectos gramaticais, estrutura dissertativa-argumentativa, argumentação, operadores argumentativos e proposta de intervenção.
A professora explica que para alcançar uma boa nota na redação é preciso estudar e praticar sempre.
"A redação não é um bicho de sete cabeças. A partir do momento que você pratica, que você estuda, você consegue ter um bom desempenho", afirmou.
As competências gramaticais envolvem aspectos como regência e concordância verbal, uso de crase, entre outras questões da gramática da língua portuguesa. A competência 2 é a estrutura dissertativa-argumentativa que engloba a introdução, desenvolvimento e conclusão. Nesse ponto é importante também estar atento sobre o atendimento ao tema, com repertório legitimado, produtivo e pertinente.
O terceiro ponto é o planejamento e construção do texto, ou seja, a argumentação e problematização do tema. Os operadores argumentativos, coesão e coerência, também são avaliados. A quinta competência, segundo a professora, é a proposta de intervenção e deve ter agente, ação, modo, efeito e detalhamento.
Josy Kelly lembra os estudantes do respeito aos direitos humanos, pois em caso de desrespeito, o candidato pode zerar a redação. Ela ressalta que, para ampliar o repertório e escrever bem, o candidato deve ler sobre temas diversos, como história, política e literatura, bem como assistir ou ler jornais. "É preciso ler, acessar sites, assistir jornais. Isso é importante para ampliar o repertório sociocultural", disse.
Comentários