COTIDIANO
Lançado edital para implantação do BRT na Avenida Pedro II
Expectativa da prefeitura é que processo licitatório esteja concluído em 90 dias.
Publicado em 30/11/2017 às 13:49 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:27
A Prefeitura Municipal de João Pessoa lançou, nesta quinta-feira (30), o edital de licitação para implantação do sistema Bus Rapid Transit (BRT) no corredor da Avenida Dom Pedro II, primeira etapa da Rede Integrada de Corredores de Transporte Público da capital. O edital foi publicado na edição desta quinta-feira (30) do Diário Oficial da União (DOU).
Orçada em R$ 112 milhões, através de recursos do Governo Federal e contrapartida do município, a obra fará a ligação do Centro de João Pessoa à Zona Sul, com a instalação de um Terminal de Integração Central no Varadouro e um terminal no bairro de Mangabeira, para receber as linhas dos bairros da região.
Segundo a prefeitura, este será o primeiro dos quatro corredores que integram o planejamento da implantação do BRT em João Pessoa a passar para a fase do procedimento licitatório. Os demais corredores (Epitácio Pessoa, Cruz das Armas e 2 de Fevereiro) serão licitados à medida que o Governo Federal descontingenciar os recursos do PAC Mobilidade Grandes Cidades, contingenciados em virtude da crise econômica.
Todos os corredores convergirão no Terminal de Integração Central no Varadouro – que já será construído junto às obras do Corredor Pedro II – para abrigar todas as linhas de João Pessoa e Região Metropolitana.
Prazo
De acordo com a secretária de Planejamento, Daniela Bandeira, o prazo para a realização do processo de licitação é de aproximadamente três meses (90 dias), período no qual as empresas se candidatarão para participar e ser escolhida a melhor proposta para a administração pública.
“Vamos iniciar a execução das obras com o Corredor Pedro II para ligar o Centro de João Pessoa à região mais populosa da cidade e que está em franco crescimento. Ele irá facilitar o deslocamento dos moradores desta região e interligar as linhas através dos terminais”, afirmou.
O superintendente de Mobilidade Urbana (Semob), Carlos Batinga, destacou que com a implantação do Corredor Pedro II, as linhas de bairro serão alimentadas pela linha principal através do terminal de integração, priorizando a circulação do transporte público nas interseções, inclusive nos semáforos, além de permitir o controle total da operação do sistema e a padronização das calçadas ao longo de todo o corredor.
Comentários