COTIDIANO
Líderes mundiais reconhecem vitória de Putin
Chanceler alemã, Angela Merkel, defendeu uma "associação estratégica" da Alemanha e Europa com a Rússia e também pediu reformas a Vladimir Putin.
Publicado em 06/03/2012 às 8:00
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, considerou a vitória de Vladimir Putin nas eleições presidenciais russas de anteontem como "decisiva", apesar das irregularidades apontadas. "Está claro que as eleições forneceram um resultado decisivo", disse em comunicado o porta-voz de Downing Street que ressaltou que os observadores "claramente identificam problemas (na votação)". "Gostaríamos que, com o tempo, estes problemas fossem abordados", acrescentou o comunicado.
A chanceler alemã, Angela Merkel, defendeu ontem uma "associação estratégica" da Alemanha e Europa com a Rússia e também pediu reformas a Vladimir Putin, segundo seu porta -voz, Steffen Seibert.
Mas lembrou que "as circunstâncias das eleições, as possibilidades de voto e as próprias campanhas não se ajustaram ao mesmo nível de outros lugares da Europa". "Isso é lamentável."
Seibert anunciou que Merkel ligará pessoalmente para cumprimentar Putin, com quem também deve abordar outros temas.
O presidente sírio, Bashar Al Assad, também felicitou Vladimir Putin por sua vitória na eleição presidencial russa, informou a agência oficial Sana, no momento em que a Rússia segue apoiando Damasco, apesar da violenta repressão da oposição na Síria.
"O presidente Assad enviou uma carta de felicitações ao primeiro-ministro Vladimir Putin por sua vitória na eleição presidencial", afirma a nota, na qual Assad expressou "em seu nome e em nome do povo sírio as mais sinceras felicitações por sua notável eleição".
DISCURSO
Em discurso, Vladimir Putin disse que saiu vitorioso de forma ''aberta e honesta''. Os resultados indicam que ele conquistou cerca de 64% dos votos. Mas a oposição informou que a eleição foi marcada por fraude. O segundo colocado nas eleições, o comunista Gennady Zyugannov, que ficou com 17,9% dos votos, condenou o resultado. De acordo com ele, o resultado mostra que a eleição foi ''injusta e indigna''.
Ao assumir a Presidência da Rússia, Putin está cercado pela expectativa de promover mudanças no cenário político. O bilionário Mikhail Prokhoro, um dos candidatos da oposição, disse estar preocupado com possíveis violações ocorridas nesta disputa eleitoral. Ele preparou um dossiê sobre o assunto.
Comentários