COTIDIANO
Liga Árabe diz que país tirou tanques da Síria
Liga Árabe afirmou que o governo do ditador Bashar Assad retirou blindados e unidades de artilharia de campanha das principais cidades da Síria.
Publicado em 03/01/2012 às 8:00
A Liga Árabe afirmou ontem que o governo do ditador Bashar Assad retirou blindados e unidades de artilharia de campanha das principais cidades da Síria. Porém, segundo o organismo, as forças de segurança continuam matando opositores do regime.
Segundo Nabil Elraby, chefe da Liga Árabe, franco-atiradores pró-Assad continuam a operar, apesar do pedido de cessar-fogo e do envio ao país de um grupo de observadores por parte da liga.
"Sim, as mortes continuam. Nosso objetivo é acordar de manhã e ouvir que ninguém é morto", disse ele.
Assad concordou, no dia 19 de dezembro, em acabar com a repressão a opositores iniciada em março de 2011, mas não cumpriu a promessa até agora. Os inspetores da Liga Árabe estão no país há uma semana, período em que 150 pessoas foram mortas, segundo ativistas.
Apesar disso, Elraby fez um balanço positivo das gestões da liga. Segundo ele, além de o armamento pesado ter sido tirado das cidades, alimentos e suprimentos chegaram à população e corpos foram recolhidos das ruas.
Jabr al-Choufi, membro do Conselho Nacional Sírio, principal movimento da oposição, disse que os observadores ficaram muito tempo nos hotéis até receberem autorização para irem às ruas avaliar a situação e que as visitas são vigiadas por agentes de segurança do regime.
Comentários