icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Lula assina decreto que amplia combate ao trabalho infantil

Trabalho doméstico passa a integrar lista de exploração grave. Segundo o IBGE, no Brasil 1,4 milhão de crianças estão trabalhando.

Publicado em 12/06/2008 às 17:18

Da Redação
Com informações do G1

Nesta quinta-feira (12), dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto que estabelece a lista das piores formas de trabalho infantil no Brasil. A partir de agora, assim como o trabalho escravo, a exploração sexual e o tráfico de drogas, o trabalho doméstico também é caracterizado como uma das piores formas de exploração infantil.

“Esse decreto serve para que nossos fiscais possam ter instrumentos para punir o trabalho escravo. Às vezes o combate não depende da fiscalização, porque é uma questão cultural”, disse o presidente, lembrando que muitas crianças ajudam os pais nas atividades diárias em busca do sustento.

Segundo o presidente, é preciso diferenciar cada atividade. “É preciso a gente tratar de forma humana e diferenciada cada tipo de atividade. O empresário, por exemplo, não tem nenhum cabimento manter uma criança trabalhando. Se precisar de uma criança aprendiz é preciso tomar cuidado para que isso não atrapalhe a criança de estudar. 14 anos não é idade de trabalhar”, salientou.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, em todo o país, já são 1,4 milhão de crianças de 5 a 13 anos trabalhando. A Constituição permite o emprego formal somente a partir dos 16 anos.

Lula disse ainda que os pais têm um papel importante no combate do trabalho infantil. “Nós com esse decreto aperfeiçoamos um pouco mais [o combate ao trabalho infantil]. Mas temos que fazer apelo para que os pais dessas crianças e adolescentes evitem que a pretexto de trabalhar elas deixem de estudar, porque elas vão sentir falta disso depois”, afirmou.

Nordeste lidera Ranking de exploração

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) o Nordeste é a região do país com o maior número de crianças trabalhando. Entre os Estados Nordestinos, a Bahia é onde a mão-de-obra infantil é mais explorada: 10% do total do país e 45% dos casos registrados na Região.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp