icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Mãe acusada de abandono é solta

A medida tem por objetivo fazer com que ela receba tratamento médico e passe por avaliações psicológicas no Centro de Atendimento Psicossocial.

Publicado em 04/07/2012 às 8:00

Após ser detida sob a acusação de ter abandonado o próprio filho recém-nascido no quintal de casa, a jovem Luzia Santos Valeriano, 18 anos, teve a liberdade provisória concedida pelo juiz titular da comarca de Solânea, no Brejo paraibano, Ozenival dos Santos Costa. A medida tem por objetivo fazer com que ela receba tratamento médico e passe por avaliações psicológicas no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) da cidade.

De acordo o delegado Diógenes Fernandes, a acusada seria transferida para o Presídio Feminino Júlia Maranhão, em João Pessoa, na tarde da última segunda-feira. Mas, por reclamar de dores no corpo e apresentar problemas psicológicos, o juiz acabou determinando que o procedimento não fosse realizado.

Luzia Valeriano deverá permanecer por pelo menos sete dias no Hospital de Solânea, para tratamento médico.

“Ela será avaliada psicologicamente por uma equipe de médicos do Caps, para, enfim, responder à Justiça. As principais determinações do juiz quanto a isso é que ela não deve se ausentar da comarca, se recolher em casa durante a noite e se submeter aos exames”, disse o delegado. Ainda segundo Diógenes Fernandes, a decisão de liberdade provisória foi tomada no fim da tarde da última segunda-feira e um dos motivos é que Luzia não tinha antecedentes ou quaisquer problemas na Justiça.

O menino continua internado na UTI neonatal da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), em Campina Grande, em estado regular. Ele prossegue recebendo atendimento com oxigênio e antibióticos, mas ainda não tem previsão para receber alta. Luzia Santos Valeriano deixou o menino ‘Vitório’ em um buraco no matagal próximo ao local onde ela residia, poucos minutos depois de dar à luz, no último fim de semana.

Ao perceber que o sangramento que não parava, ela procurou atendimento médico no Hospital Polivalente de Solânea, mas os médicos, suspeitando de aborto, acionaram a Polícia Civil da cidade.

Os policiais se dirigiram até a residência da jovem e durante as buscas encontraram o bebê, apresentando risco de infecções e escoriações.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp