COTIDIANO
Mais de 120 mil denúncias contra violações dos direitos humanos são registradas entre janeiro e março
Dados são do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e revelam que o grupo mais atingido são as crianças e adolescentes. Canal de denúncia é o Disque 100.
Publicado em 06/04/2023 às 15:30
Cerca de 121,5 mil denúncias de violação de direitos humanos foram registradas pelo Disque 100, entre janeiro e março deste ano, de acordo com dados do Painel da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.
Segundo o levantamento, a maioria das denúncias tem relação a ameaças e ataques à integridade física ou psíquica das vítimas.
Em relação a violações contra gênero, do total de denúncias, 60,59% têm como vítimas pessoas do sexo feminino, a maior parte delas na faixa etária de 70 a 74 anos. Em relação aos homens, a mesma faixa etária também foi a mais afetada.
No recorte do primeiro trimestre, de acordo com a ONDH, o grupo mais vulnerável atingido por violações dos direitos humanos está entre as crianças e os adolescentes, que correspondem a cerca de 36,4% denúncias.
Sobre os suspeitos de terem feito vários tipos de violação, estão em sua maioria, as pessoas do sexo masculino. Cerca de 44,91% das denúncias têm como os investigados os homens.
Nos três primeiros meses de 2023, foram recebidas pela plataforma Disque 100 também 1.761 denúncias em que a vítima integra a comunidade LGBTQIA+. A maior parte dessas vítimas é composta por homossexuais gays do sexo masculino (565), seguida por homossexuais lésbicas do sexo feminino (380).
*com informações de Agência Brasil
Comentários