icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Mais de 15 mil candidatos concorrem a vagas do Cefet-PB

Até segunda-feira, candidatos estão disputando as 3.550 vagas de João Pessoa, Cajazeiras, Campina Grande, Picuí, Patos, Princesa Isabel, Monteiro e Cabedelo.

Publicado em 28/11/2008 às 15:40 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:41

Da Redação
Com informações da Assessoria do Cefet-PB

O Processo Seletivo Unificado (PSU) do Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (Cefet-PB) será realizado neste domingo (30) e segunda-feira (1). Mais de 15 mil candidatos estão disputando 3.550 vagas em oito cidades.

Além das Unidades de João Pessoa, Cajazeiras e Campina Grande, o concurso também está selecionando os primeiros estudantes do Cefet para as cidades de Cabedelo, Monteiro, Patos, Picuí e Princesa Isabel.

São 1400 vagas no Ensino Superior, 1718 vagas nos cursos técnicos subseqüentes, para quem concluiu o ensino médio, e 432 vagas no Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim).

As provas serão realizadas no período da tarde. A previsão é que o resultado seja divulgado até o dia 16 de janeiro. Nas novas Unidades, as aulas só iniciam em agosto.

Locais de prova

Os quase 40 locais de prova podem ser consultados através do link www.cefetpb.edu.br/compec, onde também é possível conferir o endereço das escolas onde serão aplicadas as provas e outras orientações.

Em João Pessoa, foram disponibilizadas 20 escolas para a aplicação das provas, além da própria Unidade Sede, do bairro de Jaguaribe. Em Campina Grande, são oito escolas, incluindo a Unidade, e em Cajazeiras, as provas serão aplicadas na Unidade de Ensino, no Jardim Dinamérica, e na UFCG. Na nova Unidade de Monteiro, são três locais de prova e nas cidades de Picuí, Princesa Isabel, Patos serão duas escolas em cada. Os candidatos de Cabedelo farão prova em duas escolas da Capital paraibana.

Para os candidatos ao Ensino Técnico Integrado ao Médio e ao Subseqüente, a prova é somente no dia 30 de novembro. As provas dos Cursos Subseqüentes acontecem das 14h às 17h e a dos Cursos Integrados ao Ensino Médio no horário de 14h às 18h. As provas dos Cursos Superiores acontecem no domingo e segunda e serão realizadas no horário das 14h às 18h.

Para os cursos superiores e o técnico integrado ao médio, a prova terá quatro horas de duração e para o subseqüente terá três horas. A prova do Etim tem questões de Português; Matemática; Geografia (com 15 questões cada) e História (com 10 questões).

Para os cursos subseqüentes, a avaliação é feita com provas de Matemática e Língua Portuguesa, cada uma com 20 questões. Nos cursos superiores, são provas de Português e Literatura Brasileira; Matemática; Geografia; Língua Inglesa e Física. Química e Biologia são dirigidas a alguns cursos específicos.

No nível superior, para cada disciplina, são 15 questões. As provas têm pesos diferentes, variando conforme o curso. A prova de Redação deve ter um mínimo de 15 linhas e será corrigida até o limite de três candidatos por vaga/curso/turno.

O candidato não poderá ingressar no espaço de realização das provas portando telefone celular, boné, máquina de calcular, walkman, pager, dicionário ou qualquer outro tipo de aparelho eletrônico, sob pena de sua eliminação. Detectores de metais serão utilizados nos locais de prova. Os portões serão abertos às 13h e fechados, impreterivelmente, às 14h.

Reunião com fiscais

A organizadora do PSU é a Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec) que está organizando reuniões para quem for trabalhar como supervisor, fiscal, aplicador ou outras atividades. O não comparecimento à reunião agendada, sem prévia justificativa, implicará na imediata substituição do faltoso e a sua exclusão do banco de dados da Compec.

Em Campina Grande, a reunião foi marcada para esta sexta-feira, 28, às 17h30. Em Cajazeiras, Princesa Isabel, Patos e Picuí, a reunião acontece no dia 29, sábado, às 8h30, véspera do início do PSU. A reunião para os fiscais de João Pessoa e Cabedelo já foi realizada.

Sistemas de cotas

A novidade no ingresso nos cursos superiores é o aproveitamento de notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Cefet reservou 25% das vagas no Ensino Superior aos candidatos que optarem por agregar a prova do Enem como vetor de multiplicação junto às provas do PSU.

Outro sistema de cotas reserva 50% das vagas do Ensino Técnico Integrado ao Médio para os estudantes que cursaram o ensino fundamental em escola pública. Já para os portadores de necessidades especiais, a instituição reserva 5% das vagas totais. Há ainda vagas reservadas para os estudantes medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

Em João Pessoa, foram disponibilizadas 20 escolas para a aplicação das provas, além da própria Unidade Sede, do bairro de Jaguaribe. Em Campina Grande, são oito escolas e em Cajazeiras, as provas serão aplicadas na Unidade de Ensino e na UFCG. Na nova Unidade de Monteiro, são três locais de prova e nas cidades de Picuí, Princesa Isabel, Patos e Cabedelo, serão duas escolas em cada.

Concorrência

O curso mais concorrido foi do Ensino Técnico Integrado ao Médio, de Tecnologia Ambiental, com 34,79 inscritos por vaga, que é a maior concorrência de todo o PSU 2009, seguida pelo de Edificações, com 30,25, ambos em João Pessoa.

O terceiro mais concorrido desta modalidade é o de Instalação e Manutenção de Equipamentos de Informática em Campina Grande com 26,53 inscritos. Estes números são para as vagas de ampla concorrência, mas a Compec também divulgou a disputa inscrito/vaga para a cota de 50% dos alunos provenientes de escola pública.

No Ensino Superior, o curso de maior concorrência foi o de Telemática em Campina Grande, com 20,85 inscritos para uma vaga. Em seguida, vem o de Design de Interiores, em João Pessoa, com 14,92 inscritos. Em terceiro lugar, ficou o curso novo de Gestão Ambiental, também oferecido na Capital, com 10,11 inscritos. Estes números referem-se a vagas de ampla concorrência.

A Compec divulgou em separado uma listagem com as concorrências das vagas reservadas para quem deseja utilizar notas do Enem junto com o PSU. Também há uma listagem com a concorrência das vagas reservadas para portadores de necessidades especiais. Inscreveram-se 30 na Capital, 12 em Campina, dois em Picuí e um em Monteiro.

Entre os cursos técnicos subseqüentes, o mais concorrido é o de Instalação e Manutenção de Equipamentos de Informática e Redes com 15,38 inscritos para uma vaga na Capital. Em segundo, vem o mesmo curso oferecido em Campina Grande, com 10,16 inscritos. Em terceiro lugar, está o curso de Eletrotécnica da Capital com 7,84 inscritos por vaga.

Vagas nas novas unidades

Nas novas Unidades, os cursos superiores terão 40 vagas cada: Bacharelado em Agroecologia (Picuí); Design Gráfico (Cabedelo); Gestão Ambiental (Princesa Isabel); Tecnologia em Segurança do Trabalho (Patos) e Construção de Edifícios (Monteiro).

Os cursos técnicos subseqüentes (pós-médio) são: Pesca e Meio Ambiente, em Cabedelo; Gestão Escolar e Instalação e Manutenção de Equipamentos de Informática e Redes, em Monteiro (este último curso também será ofertado em Picuí e Princesa Isabel); Mineração, em Picuí e Edificações, em Princesa Isabel, este último também oferecido em Patos, onde haverá ainda o curso de Técnico em Calçados.

Os cursos técnicos subseqüentes destas novas Unidades ofertam 120 vagas cada, distribuídas igualmente em três turnos. Ainda não serão oferecidas vagas para o curso técnico integrado ao Médio, já que nestas cidades o funcionamento só começará em agosto de 2009.

Capital com dois cursos novos
Em João Pessoa, as vagas nos cursos superiores estão assim distribuídas: Bacharelado em Administração (80); Tecnologia em Sistemas de Internet (80); Tecnologia em Redes de Computadores (80); Engenharia Elétrica (80); Tecnologia em Construção de Edifícios (80); Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações (70); Tecnologia em Design de Interiores (60); Licenciatura em Química (60); Tecnologia em Negócios Imobiliários (60); Tecnologia em Automação Industrial (60); Gestão Ambiental (60) e Tecnologia em Geoprocessamento (50).

Os cursos do Ensino Técnico Integrado ao Médio da Capital paraibana são: Edificações (34 vagas), Eletrotécnica (78 vagas em dois turnos), Mecânica (36 vagas), Eletrônica, Tecnologia Ambiental e o novo de Instrumento Musical, com 30 vagas cada, onde serão realizadas provas de percepção musical.

Na Capital, ainda são ofertados os cursos subseqüentes de Edificações; Eletrotécnica; Música; Manutenção em Equipamentos Mecânicos; Instalação e Manutenção de Equipamentos de Informática e Redes e Instalação e Manutenção de Equipamentos Médico-Hospitalares. No curso de Música, são 5 vagas para trombone ou tuba ou bombardino; 5 vagas para trompete ou trompa; 5 vagas para sax ou clarinete; 5 vagas para violino ou viola; 5 vagas para violão ou guitarra e 5 vagas para percussão ou bateria.

Em Cajazeiras, são 50 vagas para o curso superior de Tecnologia em Automação Industrial e 40 vagas para Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Em Campina Grande; o curso superior oferecido é de Tecnologia em Telemática com 40 vagas.

Em Cajazeiras, há os subseqüentes de Edificações e Eletromecânica também oferecidos na integração ao Ensino Médio, onde há ainda o curso de Instalação e Manutenção de Equipamentos de Informática e Redes e o de Edificações. Em Campina Grande, os cursos técnicos subseqüentes são em Mineração e em Instalação e Manutenção de Equipamentos de Informática e Redes, ambos também ofertados na modalidade integrada ao Ensino Médio. Os cursos técnicos integrados de Campina e de Cajazeiras têm 40 vagas cada.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp