COTIDIANO
Manoel Monteiro toma posse e promete combater a corrupção eleitoral
Desembargador foi empossado no final da manhã desta sexta-feira (11). Magistrado disse que pretende dar celeridade aos processos que estão encalhados no Tribunal Regional Eleitoral.
Publicado em 11/03/2011 às 13:17 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:32
Jhonathan Oliveira
O desembargador Manoel Soares Monteiro foi empossado no final na manhã desta sexta-feira (11) como novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral. Apesar de assumir o comando da corte em um ano onde não haverá eleição, ele disse que sua meta de gestão é o combate à corrupção eleitoral. O magistrado afirmou ainda que pretende dar celeridade nos julgamentos de processos que estão encalhados na corte.
“A maioria dos processos que estão aqui envolvem traquinagens políticas (corrupção) e nós vamos dar prioridade a esses julgamentos”, disse Manoel. O novo presidente destacou ainda que o fato de não haver eleição este ano vai favorecer essas apreciações. “O que aconteceu foi que houve eleição e muitos recursos não foram julgados, mas agora não tem eleição e temos fôlego suficiente para julgar isso”, completou.
Monteiro disse que o tempo de mandato é muito curto para se projetar muita coisa, mas afirmou que mesmo possui alguns projetos. Em seu discurso de posse o presidente declarou que pretende trabalhar para implantar o processo eletrônico na corte e ressaltou que pretende levar o TRE para as redes sociais. “É tempo de implantação do processo eletrônico nesta corte, de afirmar nossa presença nas redes sociais aproximando-nos das partes, dos advogados e dos cidadãos em geral. Até porque, em plena era da informação, precisamos estar conectados”.
Falando novamente sobre corrupção, Manoel Monteiro ressaltou que a apuração pelo voto eletrônico , a Justiça passou a proclamar a vontade soberana do eleitor sem o risco de manipulação, mas segundo ele isso não extinguiu vícios eleitorais. “A urna não tem poderes para transformar vícios incrustados na política nacional. Tanto é verdade, que mesmo diante da luta sem trégua da Justiça Eleitoral a imprensa paraibana e brasileira não se cansam de denunciar as travessuras políticas e os atos de corrupção eleitoral”, disse.
Manoel Monteiro substitui o desembargador Genésio Gomes Pereira Filho , que foi empossado como vice-presidente. Além dos dois, o juiz João Batista Barbosa também assumiu vaga na mesa diretora no posto de corregedor.
A sessão de posse da nova mesa do TRE contou com a presença de diversas autoridades, como o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB), o presidente do Tribunal de Justiça, Abraham Lincoln , o presidente do Tribunal de Contas, Fernando Catão, e o senador Wilson Santiago (PMDB). O governador Ricardo Coutinho (PSB) não foi a solenidade, sendo representado pela procuradora geral do Estado, Livânia Farias.
Comentários