Marinha localiza dois corpos após embarcação afundar na Paraíba

A embarcação afundou no litoral da Paraíba na última quarta-feira (22). Duas pessoas permanecem desaparecidas.

Navio de carga Thaís IV, que afundou no litoral paraibano

Dois corpos de tripulantes do navio cargueiro Thaís IV foram encontrados na sexta (23). A embarcação saiu do Recife, na terça (21) e afundou no litoral da Paraíba na quarta (22), devido às fortes chuvas que atingiram a região. A localização de onde os corpos foram encontrados ainda não foi divulgada pela marinha.

> Navio de carga afunda no litoral paraibano, a 60 milhas de Cabedelo 

Havia oito tripulantes no navio de carga, que levava material de construção para Noronha. Quatro homens foram localizados com vida. Agora, as equipes de resgate procuram dois desaparecidos no naufrágio. A informação foi repassada pela Marinha do Brasil, por meio de um boletim.

Ainda de acordo com a Marinha, um dos corpos foi encontrado pelo Navio Patrulha Guaíba. O outro foi localizado pela aeronave C-105 Amazonas, da Força Aérea Brasileira. Ambos vão ser levados até o Porto de Recife. A previsão é chegar às 6h de sábado (25). “O Navio Patrulha Guaíba e a aeronave C-105 Amazonas permanecerão na área de busca”, acrescentou a Marinha.

Os corpos foram localizados no terceiro dia de buscas. Desde o início da operação, mais de 4,1 mil quilômetros quadrados foram patrulhados. Os quatro tripulantes resgatados com vida chegaram ao Recife na quinta. Eles foram conduzidos pelo navio mercante Nazenin. Segundo a Marinha, eles estão bem de saúde.

Naufrágio

O navio Thaís IV naufragou no litoral da Paraíba, a cerca de 111 quilômetros de Cabedelo. A causa do acidente, segundo informações extraoficiais, seria a falha em um equipamento de sinalização. No entanto, a Marinha não divulgou o que poderia ter provocado o afundamento.

De acordo com o dono do barco, Moacyr Luna, o naufrágio foi detectado às 4h30 da quarta, quando a tripulação perdeu o contato com o continente e um equipamento de sinalização apontou problemas.

Segundo o Porto do Recife, o navio levava 100 toneladas de material diverso. Luna disse que havia material de construção. A previsão era de que a chegada ocorresse por volta das 6h da quinta-feira (23). O Porto do Recife informou que a embarcação de carga costumava atracar no Porto do Recife a cada duas semanas para embarcar suprimentos para Noronha. Segundo o agente responsável pela embarcação, a manutenção da Thaís IV estava em dia e a carga não excedia o limite permitido.