COTIDIANO
Médicos removem cânula de traqueostomia de Chico Anysio
Informação foi revelada em boletim divulgado nesta quinta-feira (17). Tubo artificial era usado para auxiliar no processo de respiração mecânica.
Publicado em 17/03/2011 às 14:00
Do G1
Boletim médico do Hospital Samaritano divulgado nesta quinta-feira (17) informa que foi retirada a cânula da traqueostomia que o humorista Chico Anysio, 79, vinha usando para respirar. Segundo o hospital, onde ele está internado desde dezembro de 2010, "o paciente respira espontaneamente".
A traqueia é o canal de comunicação entre a laringe e os brônquios. Na traqueostomia, indicada em casos de internação prolongada, é feita uma incisão no pescoço do paciente por onde se insere um tubo artificial (cânula) que auxilia na respiração mecânica.
O comunicado assinado pelo médico Luiz Alfredo Lamy também informa que Chico Anysio vem ingerindo alimentos pastosos e segue fazendo fonoterapia para recuperar a fala. Seu quadro clínico, ainda segundo o hospital, é estável.
Chico chegou ao hospital no último dia 2 de dezembro, com falta de ar. Após avaliação inicial, foi detectada obstrução da artéria coronariana, e o comediante foi submetido a angioplastia – procedimento para desobstrução de artérias.
Durante o período pós-operatório, o humorista teve novo quadro de falta de ar, quando foi diagnosticado um tamponamento cardíaco, que acontece quando o sangue se acumula entre as membranas que envolvem o coração (pericárdio). O humorista também sofreu de pneumonia.
Comentários