COTIDIANO
Mercosul e UE tentam retomar negociações paradas há seis anos
Conversas entre os dois blocos foram suspensas em 2004. Retomada enfrenta oposição da França e de mais nove países.
Publicado em 18/05/2010 às 7:15
Do G1
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Madri na tarde desta segunda-feira (17) para participar da cúpula de líderes do Mercosul e da União Europeia, que discute a retomada das negociações comerciais entre os dois países. As conversas, iniciadas há mais de uma década, foram suspensas em 2004.
Segundo o primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, os dois blocos relançaram as negociações comerciais nesta segunda: "decidimos retomar as negociações para chegarmos a um Acordo de Associação que seja ambicioso e equilibrado" com o Mercosul (Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai), declarou Zapatero em uma coletiva de imprensa com a presidente argentina, Cristina Kirchner.
Lula em MadriO presidente Lula conversa com o primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodrígues Zapatero. Ao lado, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner. (Foto: AP)
Lula participou de uma parte da reunião de cúpula nesta segunda-feira. As negociações serão retomadas nesta terça, segundo o Ministério das Relações Exteriores.
"Reabrimos as negociações porque estamos convencidos de que podemos fazer com que levem a um acordo de parceria ambicioso e equilibrado", disse o presidente do braço executivo da União Europeia, José Manuel Barroso, em coletiva após reunião em Madri.
Durante a cúpula de líderes dos dois blocos, que acontece a cada dois anos, os europeus devem buscar concluir acordos comerciais com uma série de países da América Latina e reviver outras negociações paralisadas no encontro de 60 países europeus e latinoamericanos nesta semana em Madri.
Comentários