COTIDIANO
Mestre introdutor do Aikidô no Brasil morre aos 78 anos em SP
Reishin Kawai, mestre e introdutor do aikidô no Brasil, faleceu aos 78 anos, em São Paulo, informou a União Sul-Americana de Aikido, da qual foi fundador.
Publicado em 27/01/2010 às 14:19
Do Made in Japan
Reishin Kawai, mestre e introdutor do aikidô no Brasil, faleceu aos 78 anos, em São Paulo, informou a União Sul-Americana de Aikido, da qual foi fundador. Ele sofreu um acidente vascular cerebral fatal na noite de terça-feira 26.
Kawai Sensei, como era conhecido por seus discípulos, nasceu no Japão e veio ao Brasil na década de 60, com o objetivo de introduzir e divulgar o aikidô na América do Sul. Com o passar dos anos, muitos de seus discípulos difundiram a arte marcial pelo Brasil.
Reishin Kawai era também especialista em medicina oriental. Em sua vida, ele visitou comunidades nipônicas pelo Brasil, tratando da saúde de pessoas por meio da acupuntura e do shiatsu.
O mestre de aikidô tinha a saúde comprometida devido a uma operação de tumor na próstata, mas manteve-se ativo, dirigindo sua academia, até o fim da vida. Seu enterro será hoje, querta-feira 27, às 17h, no Cemitério de Congonhas.
Comentários