icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Ministro da Saúde diz que vacina da dengue não sai em curto prazo

Segundo o ministro, o Instituto Butantan de São Paulo deve finalizar a fase 2 de testes da vacina no mês de junho.

Publicado em 12/05/2015 às 8:19 | Atualizado em 09/02/2024 às 17:13

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, abriu a segunda edição do Fórum a Saúde do Brasil, em São Paulo, com um balanço do programa Mais Médicos, um dos pilares de sua atuação à frente do ministério.

Chioro também falou sobre a epidemia de dengue que atinge algumas regiões do país, salientando que não haverá uma vacina eficaz no curto prazo, e que nada substitui a prevenção. "A dengue é uma doença sazonal, e precisamos fazer a lição de casa cotidianamente". Segundo o ministro, o Instituto Butantan de São Paulo deve finalizar a fase 2 de testes da vacina no mês de junho. Só depois deve ser iniciada a fase 3, quando a vacina será testada em 13 mil voluntários. Apenas depois disso deverá entrar em produção.

Em relação ao programa Mais Médicos, o ministro disse que hoje ele concentra 14.462 profissionais em exercício em 3.785 municípios brasileiros, além de 34 distritos indígenas. "75% dos médicos atuam em regiões com baixo índice de desenvolvimento humano, como o semiárido nordestino, regiões ribeirinhas da Amazônia e na periferia das grandes cidades."

O programa, que ficou conhecido pela importação de médicos cubanos, tem nesses profissionais a maior parte da força de trabalho. São 11.429 médicos cubanos, 1.846 médicos brasileiros formados no país e outros 1.187 médicos brasileiros com formações no exterior. Segundo Chioro, a meta até 2016 é ter 18.247 médicos atendendo em todo o país.

Outra estratégia do programa, conforme ele, é o aumento do número de vagas no curso de medicina. Segundo o ministro, serão 4.680 novas vagas criadas em instituições públicas e privadas, e 39 cidades receberam autorizações para a criação de novos cursos de graduação em medicina.

O volume de recursos da união direcionados à área de saúde hoje é da ordem de R$ 5,6 bilhões, segundo o ministro, sem contar os investimentos de Estados e municípios. O fórum da saúde é realizado em São Paulo até hoje. O encontro reuniu 280 pessoas no Museu da Imagem e do Som.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp