COTIDIANO
Moda praia está pronta para conquistar o verão
Biquínis, maiôs e acessórios para estação mais quente do ano esbanjam brasilidade.
Publicado em 03/11/2013 às 6:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:37
Para muitos, um verão perfeito não é sinônimo apenas de sol e mar. Ter o corpo em dia e figurino adequado às tendências surge cada vez mais como desejo de quem se preocupa com a imagem e busca aliar estilo e conforto aos momentos de lazer. É pensando neste público que diversas marcas do segmento de moda praia vêm ganhando destaque, inovando e idealizando coleções que chamam a atenção pela originalidade e criatividade.
Conforme a estilista e proprietária da marca Xamego Gold Beach, Mônica Pimentel, o sucesso da moda praia é tanto que as peças do gênero se tornaram praticamente obrigatórias nas semanas de moda ao redor mundo. “E o Brasil é apontado como o berço desse mercado, nós somos os inovadores nesse setor. O biquíni brasileiro é, sem sombra de dúvidas, o mais cobiçado e copiado em todo o mundo”, afirma.
A estilista da grife Cia. do Corpo, Lúcia Nascimento, enxerga de forma positiva a ascensão das roupas de praia como ícones de estilo e cita algumas particularidades deste mercado. “Hoje se percebe uma procura muito maior pelo look, ou seja, as clientes modernas não procuram a loja simplesmente para comprar o biquíni, elas buscam mais. Elas querem o biquíni, a saída de praia, a sunga do marido, a bolsa, a sandália”, conta.
Além das estampas de animais, desenhos geométricos e cores vibrantes, segundo Lúcia, a próxima estação traz como destaque a cultura brasileira, através da tropicalidade.
“O 'jeitinho brasileiro' tomou conta da moda. Em relação aos modelos, sem dúvida, as vedetes são os biquínis com babados – um toque da década de sessenta – e franjas. Eles estiveram presentes nos desfiles das grandes marcas e devem tomar conta das praias nessa estação”, garante. “Outro destaque são os longos, saias e vestidos, que aparecem com fendas, ficando um charme na moda praia deste ano”, acrescenta.
De acordo com ela, para escolher o biquíni ideal, é preciso sempre levar em consideração o tipo físico e, acima de tudo, dar preferência ao que traz bem-estar. “Mulheres com mais busto devem evitar modelos como tomara que caia e cortininha. O ideal são sutiãs que proporcionem mais sustentação e, consequentemente, conforto. Já as que possuem menos busto podem abusar dessas peças”, explica. “Na parte de baixo, a dica é a mesma: as mulheres com mais quadril devem procurar calcinhas mais largas e as que têm menos, calcinhas menores”, completa.
Quem se sente insegura ao usar uma roupa de praia deve ter em mente que “sempre vai existir um biquíni ou maiô que vai lhe vestir bem”. Isso é o que garante Mônica Pimentel. Para ela, com a democratização da moda, está mais simples apostar no beachwear.
“Hoje toda mulher encontra sim um biquíni ou maiô que se harmonize com seu tipo físico, seja ela gorda ou magra, alta ou baixa. A dica é sempre procurar uma loja especializada nesse segmento, que tenha consultoras experientes para ajudar”, aconselha. (Especial para o JP)
Comentários