COTIDIANO
MP investiga bingo no presídio
Caso surgiu após a divulgação de imagens na internet que mostram os presos jogando. O sorteio era realizado pela direção da penitenciária.
Publicado em 04/10/2011 às 6:30
O Ministério Público da Paraíba (MP) determinou a abertura de inquérito policial para investigar as denúncias de que um bingo estaria sendo promovido entre os detentos do presídio de Cajazeiras, no Sertão paraibano. O caso veio a tona após a divulgação de imagens na internet que mostram os presos com familiares no horário de visitas marcando as cartelas enquanto o sorteio era realizado pela direção da penitenciária.
As cenas mostram o pátio do presídio com várias mesas, onde estão reunidos os detentos e familiares. Até crianças podem ser vistas circulando no presídio, enquanto o sorteio é realizado. Em outro vídeo é possível ouvir músicas tocando no serviço de som e alguns presos dançando. “Eu já estou solicitando a abertura de inquérito para que se apure os fatos diante da gravidade das imagens para que se apure se houve realmente prática criminosa. A investigação é que vai definir se caberá punição ou não”, informou o promotor Aristóteles de Santana Ferreira, da comarca de Cajazeiras. O prazo para conclusão de inquérito é de 30 dias.
A direção do presídio confirma a realização do bingo, promovido aos domingos no horário de visitas, mas alega que o objetivo é promover a ressocialização dos presos. “É uma medida de ressocialização para melhorar o ambiente carcerário e promover um melhor convívio entre os detentos e a família. É uma dinâmica salutar num momento de recreação e que está sendo mal compreendida. A disciplina continua com o mesmo rigor”, explicou o sargente Rivanaldo Freitas, diretor da unidade.
O diretor contou ainda que os prêmios são apenas simbólicos, já que são objetos de pequeno valor como produtos de higiene pessoal, cosméticos, chocolates ou doces. Segundo Rivanaldo, o custo da premiação nunca ultrapassa de R$ 20,00 e é pago por ele, que também comprou o globo, as cartelas e as caixas de som. Ele afirma ainda que o bingo não poderia ser considerado como ‘jogo de azar’ porque não há apostas e o objetivo é apenas “promover uma confraternização”.
REGALIAS
Em 2008, a Polícia Federal e o Ministério Público da Paraíba deflagraram a ‘Operação Albergue’, que resultou na prisão de 20 pessoas acusadas de comandar o tráfico de drogas e armas dentro e fora do presídio Serrotão, em Campina Grande. A ação também desarticulou um grupo que, segundo a polícia, desfrutava de várias regalias dentro dos pavilhões da unidade prisional.
Torneio
A direção do presídio adiantou que pretende ainda promover um torneio de futebol entre os detentos e já está realizando reparos na quadra com a aquisição de redes e pintura do piso. Outro projeto é montar um ‘estúdio cela’ para que os presos possam fazer a seleção de músicas durante as visitas e transmitir mensagens bíblicas.
Comentários