COTIDIANO
MP solicita reforço da Força Nacional
Para auxiliar na conclusão de investigações no Estado, MPPB irá solicitar o apoio de mais uma equipe da Força Nacional.
Publicado em 16/08/2012 às 6:00
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) vai solicitar à Secretaria Nacional de Segurança Pública, ligada ao Ministério da Justiça, mais uma equipe da Força Nacional para auxiliar na conclusão de investigações no Estado. Atualmente duas equipes reforçam os trabalhos na Paraíba e, segundo o MPPB, o efetivo é considerado insuficiente diante dos 374 inquéritos que ainda esperam para ser concluídos e remetidos à Justiça.
O anúncio foi feito ontem pelo promotor Bertrand Asfora, coordenador do
Centro de Apoio Operacional Criminal (Caop-Crim), após uma reunião realizada com os delegados das Polícias Civis do Rio Grande do Norte, Júlio Rocha, e do Amapá, Gilberto Fernandes, que integram a Força Nacional no Estado.
Segundo o promotor, o objetivo da medida é dar mais celeridade à conclusão dos inquéritos policiais com excesso de prazo que estão sob a responsabilidade da Força Nacional. As duas equipes que estão na Paraíba trabalham com 374 inquéritos, sendo 300 referentes a homicídios dolosos instaurados até 2008 e 74 referentes a homicídios ocorridos em 2009, 2010 e 2011. As equipes da Força Nacional estão na Paraíba desde agosto de 2011, e 231 inquéritos já foram concluídos e remetidos ao MPPB.
Comentários