icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Muçulmanos convocam protesto na Alemanha

Grupo convocou muçulmanos para protesto contra a o filme amador 'A Inocência dos Muçulmanos'.

Publicado em 21/09/2012 às 8:00

Grupos de muçulmanos da Alemanha convocaram para o próximo final de semana uma série de manifestações contra o filme amador "A Inocência dos Muçulmanos", produzido nos EUA, e que foi considerado blasfemo pela comunidade islâmica por sua caracterização do profeta Maomé.

Ao mesmo tempo, o governo alemão anunciou ontem a suspensão das atividades de suas embaixadas em vários países de maioria muçulmana, seguindo o exemplo da França.

A convocação dos protestos, sob o lema "Contra a difusão do filme blasfemo na internet", abrange várias regiões do país, a exemplo de Hannover e Cuxhaven (norte), Karlsruhe e Friburgo (sul) e a Renânia do Norte-Westfália.

O Ministério das Relações Exteriores alemão anunciou ontem que as embaixadas vão fechar suas portas como medida de precaução contra novos distúrbios violentos nos países muçulmanos. Na última sexta-feira, a representação diplomática alemã foi atacada no Sudão e parcialmente incendiada.

Os grupos muçulmanos da Alemanha reúnem em torno de 3,5 milhões integrantes.

As medidas preventivas ganham nova justificativa com o anúncio da revista satírica alemã "Titanic", que pretende estampar em sua capa de outubro uma caricatura do profeta Maomé.

OUTROS PROTESTOS
Ontem, os protestos continuaram no Paquistão e no Afeganistão. Pelo menos 11 pessoas ficaram feridas em um protesto na capital Islamabad após confrontos entre manifestantes e a polícia.

Em Cabul, capital afegã, milhares de pessoas fizeram um novo ato contra as imagens, que são consideradas uma blasfêmia no islamismo.

Devido à violência, diversos países decidiram emitir alertas ou retirar suas equipes diplomáticas nos países de maioria muçulmana.

Os Estados Unidos pediram ontem que seus cidadãos evitem viagens ao Paquistão e, caso não possam adiar a visita, evitem aglomerações e os protestos.

O país, que já havia retirado o pessoal de países do Oriente Médio, decidiu fechar as representações da Indonésia, país com maior população islâmica do mundo, devido aos protestos.

No Irã, um grupo de cerca de cem pessoas queimou bandeiras dos Estados Unidos, de Israel e da França em um protesto na porta da representação de Paris em Teerã. O ato fez referência à publicação de charges do profeta na edição de quarta do semanário "Charlie Hebdo" e o filme "A Inocência dos Muçulmanos".

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp