COTIDIANO
Mulheres chegam ao parlamento do Kuwait pela primeira vez
Quatro delas -três liberais e uma independente- foram eleitas. Elas ganharam direito a votar e a se candidatar em 2005.
Publicado em 17/05/2009 às 16:58
Do G1
Quatro mulheres foram eleitas neste domingo (17) para o Parlamento do Kuwait. É a primeira vez que isso acontece desde 2005, quando elas ganharam direito a votar e a se candidatar no emirado do Golfo Pérsico.
Frustrados com os constantes desacordos entre governo e legisladores durante os últimos três anos, os habitantes do emirado escolheram 21 candidatos novos para o novo parlamento, em um total de 50 cadeiras, e reduziram à minoria os grupos sunitas muçulmanos.
A participação, segundo as estimativas parciais publicadas sábado pela agência KUNA, chegou a 58%. Em 2008, este percentual havia sido de de 65%.
As liberais Masuma al-Mubarak, Aseel al-Auadhi e Rula Dashti e a independente Salwa al-Jassar, entrarão para a nova Câmara. Elas estudaram nos Estados Unidos e têm doutorados em ciências políticas, economia e educação.
No total, havia 16 mulheres entre os 210 candidatos.
"Este é o desejo de mudança do povo kuwaitiano", disse Mubarak à AFP. "Espero que estes resultados levem á estabilidade política e ajude a conseguir o desejo de cooperação entre o Parlamento e o governo", acrescentou.
Esta é a terceira vez que as mulheres participam das eleições para o Parlamento desde que obtiveram o direito a voto e à representação em 2005. Nas últimas eleições, de 2006 e 2008, nenhuma foi eleita.
Comentários