COTIDIANO
Municípios paranaenses aderem a programa de segurança nacional
Adesão foi realizada na tarde de hoje (5), em Londrina e teve a presença dos ministros da Justiça, Tarso Genro, e do Planejamento, Paulo Bernardo.
Publicado em 05/11/2009 às 21:28
Da Agência Brasil
Nove municípios paranaenses que integram o Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública de Londrina e Região (Cismel), passam a fazer parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça. O consórcio integrado por Cambé, Ibiporã, Bela Vista do Paraíso, Jataizinho, Rolândia, Tamarana, Sertanópolis, Arapongas e Londrina foi o primeiro do país a aderir ao Pronasci.
A cerimônia de adesão foi realizada na tarde de hoje (5), em Londrina e teve a presença dos ministros da Justiça, Tarso Genro, e do Planejamento, Paulo Bernardo. Genro disse que a intenção é transformar a iniciativa em um exemplo para que os demais prefeitos do país passem por cima das barreiras políticas e pensem na segurança pública como um bem comum.
A associação foi firmada em setembro passado. Essa modalidade permite a criação da figura de pessoa jurídica que passa a fazer parte da administração indireta de cada um dos municípios. Juntos, eles têm mais facilidade para gerir os recursos públicos.
O secretário de Defesa Social de Londrina, Benjamim Zanlorenci Junior, disse que as cidades envolvidas já têm projetos adiantados para serem implantados. Um deles é o Mulheres da Paz, que capacitará lideranças femininas para se aproximarem de jovens em situação de risco infracional ou criminal e encaminhá-los aos projetos sociais e educacionais do Pronasci.
Comentários