COTIDIANO
Nobel de economia fica com EUA
Ao anunciar o prêmio, a academia ressaltou que Sargent e Sims foram escolhidos por suas pesquisas a respeito das ações de macroeconomia sobre a atividade produtiva.
Publicado em 11/10/2011 às 6:30
A Academia Real de Ciências da Suécia escolheu ontem dois norte-americanos para o Nobel de Economia de 2011 – Thomas Sargent e Christopher Sims. Ao anunciar o prêmio, a academia ressaltou que Sargent e Sims foram escolhidos por suas pesquisas a respeito das ações de macroeconomia sobre a atividade produtiva.
Segundo o comitê, os vencedores desenvolveram métodos para responder a questões como o crescimento econômico e a inflação são afetados por um aumento temporário na taxa de juros, por exemplo. O prêmio de Economia, categoria criada em 1968, é de US$ 1,5 milhão (R$ 2,6 milhões).
NO IÊMEN
Ao menos 38 mulheres ficaram feridas anteontem em Taez, no Iêmen, quando uma manifestação em comemoração ao Nobel da Paz atribuído à iemenita Tawakkol Karman foi violentamente dispersada por forças de segurança.
"Homens do regime do ditador Ali Abdullah Saleh atacaram a pedradas e com garrafas uma manifestação", afirmou uma das organizadoras da manifestação.
Comentários