COTIDIANO
Noche Criolla
“Noche Criolla” esse é o tema do concerto que o Coral Universitário da Paraíba sob a regência do maestro Eduardo Nóbrega, e o Grupo Iakekan, coordenado pela professora Alice Lumi, vão apresentar nesta sexta-feira (26) e sábado (27), a partir da 20h, na Igreja São Francisco em João Pessoa, com entrada franca.
Publicado em 22/10/2018 às 10:59
“Noche Criolla” esse é o tema do concerto que o Coral Universitário da Paraíba sob a regência do maestro Eduardo Nóbrega, e o Grupo Iakekan, coordenado pela professora Alice Lumi (ambos do Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba - UFPB), vão apresentar nesta sexta-feira (26) e sábado (27), a partir da 20h, na Igreja São Francisco em João Pessoa, com entrada franca.
De acordo com o maestro Eduardo Nóbrega, a ideia surgiu no início do ano quando sentiu a necessidade de apresentar um trabalho que o coral ainda não tinha realizado. “Somos um coral cênico e popular, mas há muito tempo queria fazer um concerto com coro e um grupo Câmara, então convidei alguns professores dos Departamentos de Música e Educação Musical da UFPB para nos acompanhar nesse trabalho, e daí nasceu o tema”, disse Eduardo que a partir dessa ideia convidou o Grupo Iakekan para abrir a noite, já que a maioria dos músicos se apresentam com o coral.
O Iakekan abre os trabalhos mostrando um repertório embasado em músicas da cultura latino-americana, incluindo Nueva Canción chilena e argentina. Segundo a professora Alice Lumi, Iakekan é uma palavra indígena que significa “o som do céu”. Trata-se de um nome muito apropriado para descrever o grupo musical formado por professores e alunos das diversas graduações em Música e da Pós-graduação em Etnomusicologia (UFPB). “O grupo começou comigo e o professor aposentado de educação musical da UFPB, Fernando Farias, além de alguns alunos. E ao longo do tempo, todos se entusiasmaram com a proposta, e o que seria uma única apresentação acabou que se transformando em uma atividade permanente”, disse Alice.
Na segunda parte entra o Coral Gazzi de Sá apresentando ‘ Misa Criolla’ de Ariel Ramírez, com comentários do Cônego Marcelo Arruda da Silveira e solos dos professores convidados, Eduardo Nóbrega Filho (UNIPÊ) e Lucas Boujikian (UFPB). A ‘Misa’ consiste em cinco partes litúrgicas: Kyrie: Baguala-Vidala (Tucumán) Gloria: Carnavalito (Andes) Credo: Chacarera trunca (Santiago del Estero) Sanctus: Carnaval cochabambino (Cochabamba) Agnus Dei: Estilo Pampeano (La Pampa). A Misa Criolla, junto com Navidad Nuestra, é considerada a mais famosa composição de Ramírez e também devido a sua popularidade - que ultrapassa as fronteiras da América do Sul, a mais importante obra argentina de música sacra. Ela serve como exemplo da inculturação do cristianismo na Am
Comentários