COTIDIANO
Novo diretor do Serrotão abre sindicância para apurar mais duas fugas
Major João Alberto de Oliveira assumiu a direção no lugar do capitão Albenício. Ele adiantou que vai abrir uma sindicância para apurar a fuga deste final de semana.
Publicado em 24/05/2010 às 12:09
Da Redação
A partir desta segunda-feira (24) a Penitenciária Regional Raimundo Asfora em Campina Grande, o Serrotão, está sob nova direção. O major João Alberto de Oliveira assumiu a administração no lugar do capitão Albenício. No seu primeiro dia de trabalho, o diretor adiantou que vai abrir uma sindicância para apurar a fuga de dois detentos que aconteceu neste final de semana. Em menos de um mês, 11 detentos conseguiram fugir do présidio.
Desta vez os detentos Suemir Valter de Lima, de 23 anos, e Givaldo Fernades Magalhães, conhecido como Cruel, de 51 anos, fugiram sem deixar nenhum rastro. Suemir cumpria pena por furto qualificado, assalto e falsificação de documentos. Já Givaldo estava detido desde 2001 pelos crimes de latrocínio e formação de quadrilha.
De acordo com o diretor João Alberto de Oliveira, o Instituto de Polícia Científica (IPC) vai fazer um levantamento no local para saber como a fuga aconteceu. “Vou abrir uma sindicância para apurar o fato”, adiantou. Ele disse ainda que a equipe do IPC pode ir ainda nesta segunda na penitenciária.
Sobre esta última fuga a direção do presídio informou que não foi encontrado nenhum vestígio que indique por onde os detentos conseguiram sair. “Não posso dizer de jeito nenhum que houve facilitação dos agentes. Até o momento ninguém sabe como eles conseguiram escapar”, esclareceu.
No dia 10 de maio, seis presos que estavam detidos no ‘Coletivo 4’, na área conhecida como ‘Favela’, conseguiram escapar usando cordas de lençóis, conhecidas como 'alvarás', sem levantarem a desconfiança dos agentes e policiais militares que trabalhavam nas guaritas.
No dia 20 de maio, houve uma nova investida. Desta vez, apenas um detento conseguiu ir embora, driblando a cerca elétrica. Os demais homens que tentaram escapar se machucaram com os arames e os choques da cerca.
Comentários