COTIDIANO
Número de mortos por causa de furacão em El Salvador chega a 124
Presidente do país, Mauricio Funes, declarou emergência nacional. "As imagens que vimos são as de um país devastado", disse.
Publicado em 09/11/2009 às 7:39
Do G1
Pelo menos 124 pessoas morreram por causa das intensas chuvas registradas neste fim de semana em El Salvador com a passagem do furacão Ida, informou neste domingo (8) o governo do país, que declarou emergência nacional.
O presidente, Mauricio Funes, confirmou, em mensagem ao país, o número de pessoas que perderam a vida e transmitiu suas condolências às famílias.
Funes se dirigiu ao país perante a emergência causada pelas chuvas que caíram nas últimas 24 horas devido a um sistema de baixa pressão no Pacífico intensificado pela passagem do furacão Ida.
O chefe de governo, que visitará as regiões mais afetadas pelas chuvas, declarou a emergência nacional "para mobilizar todos os recursos humanos e econômicos do Estado, a fim de atender aos danos produzidos e aos desabrigados".
"As imagens que vimos durante este dia são as de um país devastado. A magnitude dos danos é incalculável por enquanto", assegurou o presidente, que descreveu este dia "como um dos mais trágicos" dos que se tem memória no país.
Pelo menos três rios principais em regiões diferentes do país transbordaram.
Furacão avança para o Golfo do México
O furacão Ida chegou, na noite deste domingo (8), às águas do sudeste do Golfo do México, disse o Centro de Furacões dos Estados Unidos.
Com a aproximação, o centro emitiu estado de alerta para a costa Sul dos Estados Unidos, desde o estado de Louisiana até o sudoeste da Flórida. O governo de Louisiana declarou estado de emergência para mobilizar recursos e preparar-se para a chegada do furacão.
Com ventos de até 165 quilômetros por hora, o Ida deixou para trás a península mexicana de Yucatán e o sinal de atenção para a região foi cancelado. A intensidade do furacão aumentou e sua categoria subiu de 1 para 2 na escala Saffir-Simpson, que possui cinco níveis, disse o Centro de Furacões dos Estados Unidos.
O centro do Ida estava situado, às 22h, a 225 quilômetros a noroeste de Cuba e a 720 quilômetros do estado do delta de Mississipi.
Comentários