icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Número de mortos por causa de furacão em El Salvador chega a 124

Presidente do país, Mauricio Funes, declarou emergência nacional. "As imagens que vimos são as de um país devastado", disse.

Publicado em 09/11/2009 às 7:39

Do G1

Pelo menos 124 pessoas morreram por causa das intensas chuvas registradas neste fim de semana em El Salvador com a passagem do furacão Ida, informou neste domingo (8) o governo do país, que declarou emergência nacional.

O presidente, Mauricio Funes, confirmou, em mensagem ao país, o número de pessoas que perderam a vida e transmitiu suas condolências às famílias.

Funes se dirigiu ao país perante a emergência causada pelas chuvas que caíram nas últimas 24 horas devido a um sistema de baixa pressão no Pacífico intensificado pela passagem do furacão Ida.

O chefe de governo, que visitará as regiões mais afetadas pelas chuvas, declarou a emergência nacional "para mobilizar todos os recursos humanos e econômicos do Estado, a fim de atender aos danos produzidos e aos desabrigados".

"As imagens que vimos durante este dia são as de um país devastado. A magnitude dos danos é incalculável por enquanto", assegurou o presidente, que descreveu este dia "como um dos mais trágicos" dos que se tem memória no país.

Pelo menos três rios principais em regiões diferentes do país transbordaram.

Furacão avança para o Golfo do México

O furacão Ida chegou, na noite deste domingo (8), às águas do sudeste do Golfo do México, disse o Centro de Furacões dos Estados Unidos.

Com a aproximação, o centro emitiu estado de alerta para a costa Sul dos Estados Unidos, desde o estado de Louisiana até o sudoeste da Flórida. O governo de Louisiana declarou estado de emergência para mobilizar recursos e preparar-se para a chegada do furacão.

Com ventos de até 165 quilômetros por hora, o Ida deixou para trás a península mexicana de Yucatán e o sinal de atenção para a região foi cancelado. A intensidade do furacão aumentou e sua categoria subiu de 1 para 2 na escala Saffir-Simpson, que possui cinco níveis, disse o Centro de Furacões dos Estados Unidos.

O centro do Ida estava situado, às 22h, a 225 quilômetros a noroeste de Cuba e a 720 quilômetros do estado do delta de Mississipi.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp