COTIDIANO
Obama é nomeado candidato à presidência dos EUA
Hillary parou votação e pediu aos delegados que confirmassem indicação. Bill Clinton disse que fará "tudo" por Obama, que está "pronto" para governar.
Publicado em 28/08/2008 às 6:45
Do G1
O senador por Illinois Barack Obama foi aclamado nesta quarta-feira (27) candidato do Partido Democrata à Presidência dos EUA.
A oficialização ocorreu depois que, diante dos delegados reunidos na convenção do Partido Democrata em Denver, no Colorado, a pré-candidata Hillary Clinton entrou de surpresa no salão e pediu aos seus companheiros que deixassem de lado a votação e escolhessem Obama por aclamação.
Com isso, Obama, aos 47 anos, entra para a história como o primeiro candidato negro a ser oficialmente indicado por um dos dois grandes partidos para disputar a Presidência dos EUA. Agora, ele deve disputar contra o provável candidato do Partido Republicano, John McCain, em 4 de novembro, para saber quem vai suceder o presidente George W. Bush.
A aclamação desta quarta foi simbólica, uma vez que Obama já tinha reunido os votos necessários para conseguir a indicação. Mas o apoio de Hillary é uma tentativa de reunir o partido, depois de um confronto duro entre os dois durante as primárias.
Agora, a expectativa é que Hillary consiga transferir seus votos para Obama, diferentemente do que mostram várias pesquisas recentes. A senadora, em nome do estado de Nova York e pelo "espírito de unidade" do partido, pediu a suspensão da votação quando o resultado era de 1.549 a 341 para Obama. A maioria para obter a indicação era de 2.210 votos.
Ela foi aplaudida. "Barack Obama é meu candidato e deve ser nosso presidente", disse Hillary. Depois, ela voltou a insistir na importância de derrotar McCain em novembro.
Também foi aprovada a candidatura à vice-presidência de Joe Biden, senador por Delaware, presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, cujo nome havia sido anunciado por Obama no sábado.
Nancy Pelosi, a presidente da Câmara de Representantes, fez o anúncio formal da nominação. "É com grande orgulho que anunciou que Barack Obama é o candidato democrata para presidente dos EUA. Por aclamação", disse Pelosi.
"Me pediram que lhes informe que o senador Obama aceita a nominação", disse, acrescentando que Obama -que não estava no local da convenção- deve pronunciar nesta quinta-feira seu discurso de aceitação.
Bill Clinton dá apoio
Horas depois da aclamação de Obama, o ex-presidente americano Bill Clinton apoiou sua candidatura em discurso na convenção. Clinton disse que fará "tudo o que puder" para garantir a eleição de Obama em novembro.
Clinton disse pela primeira vez que acreditava que Obama, ex-rival de Hillary nas prévias, estava "pronto" para ser presidente. "Hillary nos disse claramente que fará tudo o que puder para que Obama seja eleito", disse Clinton aos delegados. "E eu também." "Barack Obama está pronto para liderar os Estados Unidos e restaurar a liderança norte-americana no mundo", disse, sob aplausos.
Comentários