COTIDIANO
Obama limitará as condições para uso de armas nucleares
Revelação foi feita pelo presidente em entrevista ao 'New York Times'. Democrata anuncia formalmente nova estratégia nuclear nesta terça.
Publicado em 06/04/2010 às 6:51
Do G1
O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta segunda-feira (5) que vai diminuir consideravelmente as condições sob as quais os Estados Unidos poderão usar suas armas nucleares, mesmo em defesa própria. A declaração foi feita em entrevista ao "New York Times".
Obama discutiu a questão nuclear, um dia antes de formalmente divulgar sua nova estratégia para o setor, conforme exigência do Congresso.
Essas novas regras, no entanto, terão exceções aplicáveis a Irã e Coreia do Norte, que ou violaram ou renunciaram ao tratado de proliferação nuclear.
O democrata descreveu sua política como parte de um esforço mais amplo para encaminhar o mundo em direção a uma situação em que as armas nucleares se tornem obsoletas. Ele também falou, segundo o jornal, em criar incentivos para que os países abandonem suas ambições nucleares. Para dar o exemplo, ele disse que os EUA vão renunciar a produzir novas armas nucleares.
A estratégia revelada por Obama, segundo o "New York Times", é uma reviravolta em relação às políticas adotadas pelos governos anteriores.
Comentários