COTIDIANO
Operação apreende 854 animais
Operação que aconteceu entre os dias 17 e 28 de janeiro resultou na apreensão de 854 animais silvestres e 45 autos de infração.
Publicado em 01/02/2012 às 6:30
O Ibama concluiu a ’Operação Via Ápia’ de combate ao cativeiro ilegal, comércio e ao tráfico de animais silvestres. Na Paraíba, a operação resultou na apreensão de 854 animais, entre os quais cinco papagaios e cinco primatas de espécies constantes na lista oficial de espécies ameaçadas de extinção, e na aplicação de R$ 476 mil em multas.
A operação abrangeu 60 municípios no Estado, nas regiões do Sertão, Cariri, Curimataú e Brejo, entre os dias 17 e 28 de janeiro. Os 854 animais apreendidos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama (CETAS) na Paraíba, onde recebem cuidados, avaliação e tratamento veterinário.
Foram apuradas denúncias de crimes contra a fauna em localidades ao longo das rodovias federais do Estado. No total, 45 autos de infração foram lavrados pela equipe de fiscalização.
O grande número de animais apreendidos e de autos de infração lavrados demonstra que os ilícitos envolvendo animais silvestres precisam continuar a ser combatidos com vigor no Estado.
Além da crueldade com que os animais são retirados da natureza, comumente mutilados e mantidos em situações degradantes de maus tratos até chegarem aos mercados consumidores, o tráfico de animais silvestres movimenta milhões
Estimativas apontam que de cada 10 animais retirados da natureza pelos traficantes de animais, apenas um sobrevive até chegar ao consumidor, devido aos maus tratos.
Comentários