icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Operação contra o crime apreende mais de 2 mil produtos falsificados

Polícia Militar e o Ministério Público da Paraíba levaram cerca de 120 homens do Choque e da Rotam ao antigo Mercado Modelo do Varadouro, em João Pessoa.

Publicado em 18/06/2009 às 9:22

Luzia Santos, do Jornal da Paraíba

A Polícia Militar e o Ministério Público da Paraíba desencadearam, na manhã de ontem, uma operação de combate à venda de armas, drogas e de mercadorias sem nota fiscal, além de repressão à prostituição na região conhecida como Cracolândia, no bairro do Varadouro, próximo à Central de Polícia de João Pessoa.

Cerca de 120 homens do Choque e da Rotam integrantes do 1º Batalhão participaram da operação. Foram apreendidos 191 aparelhos celulares, 2.128 CDs, 5 DVDs, 3 aparelhos de televisão e 3 máquinas fotográficas. Um homem foi preso devido a jogo de dados apostado e encaminhado para a Delegacia de Vigilância Geral.

Os policiais cercaram o antigo Mercado Modelo e impediram a entrada e a saída de pessoas. Os comerciantes que se encontravam no local foram detidos temporariamente e encaminhados para uma fila com toda a mercadoria que estava exposta à venda. Os produtos foram catalogados e os revendedores identificados.

Segundo o major Gutemberg Nascimento de Lima, subcomandante do 1º Batalhão, quem estava com nota fiscal teve a mercadoria devolvida, já quem estava sem a nota teve o produto apreendido e recolhido para a Central de Polícia.

A área do Mercado Modelo faz parte do quadrilátero conhecido como Cracolândia por causa da grande incidência de comercialização e uso de substâncias alucinógenas, principalmente o crack. Na localidade podem ser vistas crianças e adolescentes consumindo drogas até mesmo em plena luz do dia.

Já no interior do mercado funciona, diariamente, uma feira de troca supostamente com produtos ilegais. “Denúncias anônimas dão conta que a maior parte das mercadorias vendidas no local são fruto de roubo”, disse o major Gutemberg.

No local, podem ser encontrados os mais recentes lançamentos de aparelhos celulares sendo vendidos até mesmo pela metade do preço original. Mas grande parte das mercadorias não tem nota fiscal. O comandante da Polícia Militar, coronel Jácome Carvalho, acompanhou a operação e afirmou que não se trata de uma ação isolada.

“A operação terá continuidade em feiras de outros bairros onde o Serviço de Inteligência tem informações dos objetos vendidos serem fruto de furtos e roubos”, declarou. O comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, Carlos Américo, informou que o material apreendido será entregue ao Ministério Público do Estado para definir qual o destino da mercadoria apreendida. A ação contou com a participação do Grupo de Atuação Contra o Crime Organizado, coordenado pelo procurador Francisco Sagres, do MPE.

Quem trabalha nas imediações da Cracolândia apoiou a operação. O ambulante Romero Silva disse que o comércio ilegal de aparelhos celulares pode ser visto diariamente no Mercado Modelo. “Uma operação desse tipo deve acontecer toda semana. Só assim a venda de celular roubado vai acabar aqui”, declarou. Já um taxista que preferiu não se identificar disse que o ideal seria proibir o comércio no mercado.

Atualmente, o Mercado Modelo é um espaço que funciona sem nenhuma organização. A maioria dos comerciantes trabalha em bancas improvisadas ou expõem as mercadorias em pedaços de panos dispostos no chão. Na manhã de ontem, um esgoto estourado tornava o ambiente fétido. “O espaço é conhecido ser um ambiente para venda de produtos e atividades ilícitas”, afirmou major Gutemberg.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp