COTIDIANO
Operação Patógeno: mais de 35 mil pessoas são investigadas por fraudes no Imposto de Renda
Na Paraíba, oito pessoas são investigadas pela operação Patógeno. Receita Federal, no entanto, não deu mais detalhes sobre as identificações dos suspeitos.
Publicado em 04/05/2023 às 16:46
Uma operação da Receita Federal com o obetivo de combater fraudes na declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) foi deflagrada nesta quinta-feira (4). No Brasil, são 35.230 declarantes investigados pela operação Patógeno, distribuídos em todas as unidades da federação, inclusive na Paraíba.
Segundo a Receita Federal, os investigados são suspeitos de informar falsas despesas de saúde, com o objetivo de reduzir o imposto. No estado da Paraíba, oito pessoas são alvos da investigação, mas as identidades não foram divulgadas.
A Receita Federal intimará os declarantes e os profissionais de saúde investigados a comprovar o pagamento e a prestação do serviço. No entanto, enquanto não intimados, os contribuintes podem se autorregularizar, apresentando declarações retificadoras.
Caso não retifiquem as declarações nem comprovem os pagamentos e a prestação dos serviços, os contribuintes estarão sujeitos ao pagamento do imposto acrescido de multa e juros, além de eventuais sanções penais e administrativas.
Comentários