COTIDIANO
Oposição perde forças em quase todo Brasil, principalmente no NE
Folha Online trouxe uma matéria nesta segunda-feira (23), sobre a diminuição de forças da ala oposicionista ao governo Lula. Dos 27 Estados nacionais apenas oito estão com a oposição.
Publicado em 23/11/2009 às 16:57
Da Redação
Com Folha Online
A maré não está boa para os partidos oposicionistas ao governo Lula, que durante as eleições 2010 estarão representados em apenas oito Estados. Segundo a matéria que a Folha Online trouxe nesta segunda-feira (23), no Nordeste a oposição só tem representação em Alagoas.
As cassações impostas pelo Tribunal Superior Eleitoral desequilibraram ainda mais a balança. Na Paraíba por exemplo, houve a mudança de Cássio Cunha Lima (PSDB) por José Maranhão (PMDB).
O estrago foi maior no Nordeste: de uma hegemonia de sete Estados, a oposição tem atualmente representação apenas em Alagoas.
Antes das eleições de 2006, a oposição tinha representação em 18 estados importantes, enquanto que o presidente Lula tinha apoio em apenas oito Estados.
Naquele pleito, o então PFL perdeu representação em Pernambuco e na Bahia, enquanto que o PSDB foi derrotado no Ceará e no Pará.
Em 2010, o cenário estará exatamento ao contrário, pois o PSDB, o DEM e a ala oposicionistas vão comandar oito Estados, contra 19 sob comando da base governista.
Comentários