COTIDIANO
Pacientes com Covid-19 são transferidos da Grande JP para Campina Grande
Medida da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é para evitar colapso. Em Campina Grande, percentual ainda é de 48%.
Publicado em 22/02/2021 às 18:13 | Atualizado em 23/02/2021 às 8:36
Com 90% dos leitos de UTI ocupados na Grande João Pessoa, a Secretaria Estadual de Saúde transferiu três pacientes das cidades de João Pessoa, Santa Rita e Mamanguape para o Hospital das Clínicas, em Campina Grande. A previsão inicial da SES era realizar quatro transferências, mas uma paciente que estava internada na cidade de Solânea, no Brejo da Paraíba, preferiu permanecer na cidade e por isso, apenas três pacientes foram transferidos para Campina Grande.
Entre os pacientes transferidos para Campina Grande estão um homem de 31 anos, de João Pessoa, além de uma idosa de Santa Rita, que não teve a idade informada. Eles estão com um quadro clínico estável, mas utilizando ventilação invasiva (intubação) para auxiliar na respiração.
Segundo o diretor técnico do Hospital de Clínicas, Jhony Bezerra, a ocupação de UTI na unidade está em 73%, com 22 pacientes internados e oito leitos disponíveis. Na enfermaria, a oferta de leitos para internação é bem maior, pois o espaço tem apenas 14 pacientes em tratamento médico, com 26 vagas disponíveis.
Jhony ainda afirmou que o Hospital das Clínicas tem recebido solicitações para que pacientes de cidades do Sertão da Paraíba, a exemplo de Santa Luzia e Catolé do Rocha, também sejam transferidos para a unidade hospitalar.
Em Campina Grande, além do Hospital das Clínicas, o Pedro I também recebe pacientes para tratamento contra a Covid-19. Atualmente, o percentual de ocupação dos leitos de UTI é de 40%. O Hospital Universitário Alcides Carneiro, ligado a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) tem dez leitos de enfermaria disponíveis.
Comentários