COTIDIANO
País tem mais vigilantes privados do que PMs
Número de vigilantes supera em 5% o total de policiais militares. Grandes empresas e setor público são os que mais contratam.
Publicado em 04/06/2008 às 10:42
Da Redação
Com informações da Agência Brasil
O número de vigilantes privados em atividade no Brasil supera em cerca de 5% o total de policiais militares de todos os estados do país. O levantamento é da Coordenação de Controle da Segurança Privada da Polícia Federal, demonstrando que existem hoje no país 431.600 vigilantes e 411.900 policiais militares.
Esse “exército” da segurança privada também supera, em 35%, o efetivo total das Forças Armadas, que é de 320.400 homens. São Paulo é o estado com maior número de vigilantes privados, seguido do Rio de Janeiro.
Segundo o pesquisador André Zanetic, da Universidade de São Paulo (USP), quem mais procura esse tipo de serviço não são residências, mas sim as grandes empresas e o setor público. O aumento da criminalidade urbana e a proliferação de grandes espaços privados abertos ao público, como shopping centers, casas de shows e agências bancárias, contribuíram para a grande incidência de seguranças privados.
O coordenador de Controle da Segurança Privada da Polícia Federal, delegado Adelar Anderle, defende a articulação entre a segurança privada e os órgãos policiais. “Os órgãos de segurança pública não são suficientes para fazer frente a essa grande onda de criminalidade. Por isso, precisamos fazer um movimento de trazer todo o potencial da segurança privada para junto da segurança pública”, disse.
Comentários