COTIDIANO
Para Lula, Rio tem condições de sediar Olimpíadas em 2016
Presidente volta confiante da abertura dos Jogos de Pequim. Rio de Janeiro concorre ao posto com Madri, Tóquio e Chicago.
Publicado em 11/08/2008 às 7:10
Do G1
De volta ao Brasil depois de assistir a abertura dos Jogos Olímpicos em Pequim, na China, ao lado do governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, o presidente Lula declarou que o estado tem plenas condições de sediar as Olimpíadas de 2016.
O Rio concorre ao posto com outras três cidades: Madri (Espanha), Tóquio (Japão) e Chicago (Estados Unidos).
Durante sua viagem à China, Lula visitou a Vila Olímpica, onde conheceu as instalações e almoçou com atletas e integrantes da delegação brasileira. Depois, foi à Casa Brasil - espaço criado pelo Comitê Olímpico Brasileiro com apoio do governo federal - para divulgar a candidatura Rio 2016. “Mostrei para eles (Comitê Olímpico Internacional) que é importante olhar o Rio de Janeiro com olhar de futuro, ou seja, imaginar o que será o Brasil em 2016”.
Para Lula, o Brasil está tão bem preparado quanto os concorrentes. “Nós precisamos parar com essa história de achar que somos coitadinhos, que somos pobrezinhos, que não podemos nada. Nós podemos. Nós tivemos o Pan, que foi um sucesso extraordinário”, disse durante o programa semanal de rádio “Café com o presidente”.
Sobre a expectativa em relação aos 277 atletas que competem em Pequim, Lula diz que reconhece o esforço dos esportistas, que estão muito otimistas, e afirma que ganhar agora é uma “conseqüência”.
Comentários