Paraíba mantém estabilidade e duas cidades continuam em bandeira laranja

Dados fazem parte do Plano Novo Normal e são divulgados a cada 15 dias

Paraíba mantém estabilidade e duas cidades continuam em bandeira laranja
Foto: reprodução

O cenário da pandemia, na Paraíba, continua estável. Pelo menos esse é o retrato desenhado pelo mapeamento de bandeiras feito pelo Governo do Estado, dentro do Plano Novo Normal. A nova avaliação, divulgada neste sábado (18), mostra que 99% dos municípios paraibanos continuam em bandeira amarela.

As exceções são as cidades de Cacimba de Areia e Santa Inês. Os dois municípios são classificados em laranja.

O mapeamento não foi alterado desde a última classificação, feita no início de setembro.

Já o índice de transmissão do vírus, registrado nas cidades paraibanas, diminuiu. Na última classificação, 142 municípios paraibanos estavam com taxa de transmissão superior a 1.0. Agora, conforme a nota técnica divulgada pela Saúde estadual, esse número é de 78 cidades.

Paraíba mantém estabilidade e duas cidades continuam em bandeira laranja
Foto: reprodução

O mapeamento feito pela saúde estadual em bandeiras serve para orientar a gestão sobre medidas de isolamento social a serem tomadas no Estado. Por enquanto, nenhuma cidade paraibana está classificada na bandeira verde.

“Neste momento é oportuno que se intensifiquem ainda mais as ações de testagem populacional. Ratifica-se a importância da coleta oportuna de swab nasal para realização do RT-PCR, seja nos domicílios, nas unidades de saúde da família, ou ainda nas unidades de urgência e emergência, ou hospitalares”, ressalta a nota técnica.