COTIDIANO
Paraíba registra mais de 400 mortes por intervenção policial em dez anos
Número de mortes por intervenção policial aumentou 300% na Paraíba.
Publicado em 17/02/2025 às 17:06

Nos últimos dez anos, 403 mortes por intervenção policial foram registradas na Paraíba, sendo 398 homens e 5 mulheres. Os dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, coletados pelo Núcleo de Dados da Rede Paraíba, mostram que, em 10 anos, o aumento foi de 300%, saindo de 14 casos em 2015 para 56 mortes por intervenção policial em 2024.
Apesar do crescimento, o número do ano passado é 24% menor do que o registrado em 2023, quando ocorreram 74 assassinatos decorrentes de alguma ação policial. Na última década, esse foi o ano mais violento em relação às mortes por intervenção policial.
O máximo ocorrido em um único mês foi em fevereiro de 2023, quando 11 pessoas foram vítimas. Em 2024, o mês com mais mortes por intervenção policial foi o de fevereiro, com 9 registros.
Os números são altos, mas a nível de Nordeste, a Paraíba fica bem posicionada. Em 2024, o estado é o segundo que menos mata em intervenções policiais, ficando a frente apenas do Piauí. O estado da Bahia segue no topo do ranking com larga distância: no ano passado, foram registradas 1.557 mortes por intervenção policial.

Cinco mortes em João Pessoa
Uma ação policial terminou com cinco mortos na noite do sábado (15) no bairro de Valentina, em João Pessoa. O caso foi registrado pela Força Tática do 5º Batalhão da Polícia Militar. A Polícia Civil só foi informada do ocorrido posteriormente.
Segundo a PM, as mortes aconteceram em um confronto. O grupo se uniu para vingar a morte da mãe de um deles, ocorrida horas antes no Conde.
A PM alega que os homens estavam em dois carros e desobedeceram a ordem de parada das viaturas. Houve tiros e os cinco homens foram baleados. Eles foram levados para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, mas já chegaram mortos ao local.
De acordo com o secretário de Segurança Pública da Paraíba, Jean Nunes, os policiais militares envolvidos na ação foram "recebidos a bala" pelos cinco homens e que, portanto, "agiram no estrito cumprimento do dever legal". Ressaltou ainda que um inquérito policial vai apurar as circunstâncias da ocorrência.
Comentários