COTIDIANO
Paraíba tem 17 mortes por homofobia
O levantamento é do Grupo Gay da Bahia (GGB) e leva em conta os casos que são noticiados pela imprensa.
Publicado em 11/10/2011 às 6:30
Atrás apenas de Pernambuco, a Paraíba é o segundo Estado do país em execuções de homossexuais este ano. O levantamento é do Grupo Gay da Bahia (GGB) e leva em conta os casos que são noticiados pela imprensa. Conforme os números, o Estado tem 17 vítimas da homofobia, apenas um a menos que Pernambuco, dia 18. Empatados com a Paraíba, ainda aparecem Bahia e São Paulo, seguidos por Minas Gerais, com 15 casos.
No ranking dos nove Estados com mais violência contra homossexuais, cinco são nordestinos. Segundo o presidente do GGB, Marcelo Cerqueira, a homofobia na região tem um aspecto cultural que se agrava em virtude da pobreza e da falta de informações.
Ele destacou, ainda, “que não existem dados oficiais sobre as execuções de homossexuais. É uma luta nossa para colocar na ficha da polícia”. O grupo acredita que os dados reais sejam bem maiores, já que muitos casos não chegam ao conhecimento da sociedade.
Para Marcelo Cerqueira, reverter essa situação só será possível à medida que o Estado garantir segurança para as minorias. “É importante que o Estado dê exemplo, tipificando a homofobia enquanto crime e punindo os agressores”, frisou. Os demais Estados incluídos no ranking são Alagoas (11 mortes), Rio de Janeiro (10), Paraná (8), Ceará (6), Goiás (6) e Mato Grosso (6).
Comentários