COTIDIANO
Paraibana cria jogo sobre problemas ambientais e concorre à COP 30
"Missão Território", da paraibana Carolina Candeia, concorre com outros projetos em votação pela internet.
Publicado em 22/10/2025 às 6:37

Um jogo criado por uma paraibana está concorrendo com outros projetos para marcar presença na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que reúne países de todo o mundo para discutir políticas e ações de enfrentamento à crise climática. "Missão Território", da paraibana Carolina Candeia, permite aos jogadores enfrentar crises ambientais e propor soluções coletivas.
Idealizado em 2024, o jogo teve seu lançamento no início do percurso de exibições e articulações rumo à COP 30, que será realizada em Belém, no Pará, em novembro deste ano. O projeto foi selecionado para a Plataforma Brasil Participativo, que permite que cinco projetos mais votados em cada eixo temático participem do maior evento sobre clima do planeta.
O Missão Território está sendo aplicado de forma experimental em escolas públicas do Pará e da Paraíba. O jogo simula problemas reais do Brasil, como queimadas e enchentes, e estimula decisões em grupo.
Carolina oferece o jogo diretamente aos professores para que ele seja usado em sala de aula. Ela conta que a ideia surgiu após perceber que os desafios climáticos envolvem não apenas questões técnicas, mas também pedagógicas e educativas.
" A ideia do jogo surgiu a partir da minha observação ao participar de várias reuniões com atores do ecossistema ambiental. Percebi que os problemas climáticos tinham questões não somente técnicas, mas também pedagógicas e educacionais. Temos também ajuda de um game designer, uma pedagoga e uma engenheira ambiental", explicou.
A votação vai até 31 de outubro de 2025 na plataforma Gov.br, na Chamada Brasil Participativo.
Para apoiar, basta clicar em “VOTAR”, fazer login com a conta Gov.br e apertar “APOIAR” no final da página.
Comentários