COTIDIANO
Passa de 90 número de mortos em queda de avião militar na Indonésia
Aeronave perdeu altura e bateu contra casas na Ilha de Java. Avião carregava 13 tripulantes e 96 passageiros, e há mortos em terra.
Publicado em 20/05/2009 às 8:37
Do G1
Até o momento, não se sabe o que levou a aeronave a perder altura e bater em quatro casas, antes de cair em uma plantação de arroz na província de Java Oriental, a 150 km a sudoeste de Surabaya, segunda maior cidade indonésia.
A televisão indonésia mostrou imagens de uma floresta em chamas no local do acidente, nas proximidades da cidade de Madian, e de onde se podia ver soldados retirando em macas os corpos das vítimas.
Segundo os relatos das testemunhas, apenas a parte traseira do avião não ficou totalmente destruída.
Treinamento
A aeronave, um Hércules C-130 com 30 anos de uso, decolou de Jacarta e transportava 96 passageiros e 13 tripulantes que participavam de uma missão rotineira de treinamento, segundo Bambang Sulistyo, porta-voz da Força Aérea da Indonésia. Ele ia da capital indonésia à base aérea de Iswahyudi, em Magetan.
O porta-voz militar disse que o avião estava em boas condições e que o tempo era bom na hora do acidente.
Há apenas uma semana, a Força Aérea da Indonésia ordenou a inspeção de toda a sua frota de Hércules C-130 depois de um deles ter pousado em Papua sem o trem de aterrissagem traseiro.
Sete acidentes aéreos - com um total de 37 mortes - foram registrados nos últimos dois meses na Indonésia, um país no qual a média destes incidentes é de 2,1 a cada um milhão de voos.
O mais grave deles aconteceu no dia 7 de abril, quando 24 soldados perderam a vida depois que o avião no qual viajavam se chocou contra um hangar do aeroporto de Bandung, no oeste de Java.
A Comissão Europeia proibiu, em 2007, a todas as companhias aéreas indonésias de sobrevoar seu espaço aéreo, porque descumpriam as normas comunitárias sobre segurança.
Comentários