icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

PC investiga omissão

Delegados podem ser suspensos se investigação disciplinar constatar omissão e abuso de poder.

Publicado em 21/04/2012 às 6:30


O desacato a um oficial de justiça levou a Corregedoria da Polícia Civil a abrir processo administrativo disciplinar para investigar supostas condutas de omissão e abuso de poder de dois delegados na Paraíba. Os servidores teriam desrespeitado o cumprimento de seu dever em instaurar inquérito para apurar denúncias. A punição pode levar à suspensão não remunerada dos delegados Oscar Amâncio e Fábio Facciolo.

A investigação disciplinar da Polícia Civil é um desdobramento da ação que condenou Joabe Cardoso da Silva, na 4ª Vara Criminal de Campina Grande, por desacato e constrangimento ilegal contra o oficial de justiça Gildásio Pinheiro de Souza. Em 9 de dezembro de 2010, o acusado teria agredido e ameaçado o servidor público quando este cumpria um mandado de penhora, na residência da mãe de Joabe, no Centro da cidade. O oficial levou o acusado à Central de Polícia, mas, de acordo com a vítima, os dois delegados se recusaram a abrir inquérito e não encaminharam o oficial para fazer exame de corpo de delito que comprovasse a agressão. “Eles foram coniventes e é preciso haver punição. Nós oficiais precisamos de mais proteção para a categoria, para não voltar a acontecer com colegas o que aconteceu comigo”, afirmou o oficial.

Na Justiça, o acusado foi condenado, no último dia 13 de abril, a cumprir um ano de detenção. O juiz Vandemberg de Freitas entendeu que a pena privativa de liberdade deverá ser substituída por duas penas de prestação de serviços à comunidade. O juiz de Execuções Penais, Fernando Brasilino Leite, ainda decidirá sobre a substituição.

Procurado pelo JORNAL DA PARAÍBA, o delegado Oscar Amâncio afirmou que o procedimento administrativo será arquivado. “Houve um mal entendido, um equívoco do oficial. Não houve omissão, o trabalho foi feito. A corregedoria abriu procedimento, mas deve pedir o arquivamento com certeza”, assegurou. O delegado Fábio Facciolo não foi localizado nas diversas ligações realizadas.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp